Baleia e Dárcy celebram, Nogueira vai fiscalizar

27/10/2014 09:43:00

Vitória de Dilma Rousseff (PT) nas urnas divide lideranças políticas da cidade

A Cidade
Duarte Nogueira fala em fiscalização; Baleia comemora (fotos: A Cidade)

A vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) foi comemorada em Ribeirão. Além da festa de militantes no cruzamento das avenidas Nove de Julho e Presidente Vargas, a prefeita Dárcy Vera (PSD) e o deputado Baleia Rossi, presidente estadual do PMDB, que tem o vice (Michel Temer) na chapa de Dilma, celebraram a reeleição.

Dárcy Vera usou a rede social Facebook para comemorar. A prefeita, que contou com o apoio da presidente há dois anos, na campanha em que foi reeleita, também apoiou Dilma em 2014. “Foi uma eleição acirrada. Debates acalorados e campanhas muito intensas. Também foi uma eleição em que houve muitos boatos e falsas notícias. Quando manifestei meu voto, recebi muitas críticas”, escreveu a prefeita. “Dilma é uma mulher guerrera, a primeira mulher presidente do Brasil. Estou feliz com essa vitória e feliz que sua atenção e carinho com Ribeirão irão continuar. Parabéns, presidenta”, postou Dárcy.
Para o deputado Baleia Rossi, que a partir de 2015 vai integrar a Câmara Federal pela primeira vez, existe muita coisa para ser corrigida. “O grande desafio da presidente é sair, agora, das urnas e ter capacidade de diminuir a tensão que ocorreu durante a campanha eleitoral”, afimou.

O deputado federal Edinho Silva (PT), tesoureiro da campanha de Dilma, ressaltou que foi “a vitória de um projeto que fez do Brasil um país que cresce com justiça social”. “Um país que se colocou de pé perante o mundo e orgulhou o povo. É a vitória de um país que criou oportunidades para nossa juventude”, falou Edinho Silva, que é natural de Araraquara e está cotado para ser ministro.

Quem perde fiscaliza
O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB), que esteve ao lado de Aécio Neves (PSDB) o tempo todo durante o segundo turno, agradeceu a confiança do eleitorado paulista – Aécio venceu em São Paulo com 65% dos votos.

“Quem ganha governa e quem perde fiscaliza. Vou seguir fazendo uma oposição consciente, garantindo a democracia. Agora, temos de minimizar o sentimento de ódio semeado pela campanha do PT”, falou Duarte Nogueira. (com Wesley Alcântara)

Análise - ‘Ajuda muito, mas não é garantia’

“Como a prefeita de Ribeirão Preto [Dárcy Vera, PSD] apoiou a presidente Dilma Rousseff [PT], a cidade fica em vantagem na busca por atenção e recursos. O município já faz parte do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e aguarda os recursos prometidos [mais de R$ 300 milhões]. Facilita bastante para Ribeirão Preto a ligação de longa data entre Dilma e a prefeita. Agora, é preciso fazer um alerta. Ano que vem vai ser complicado para o Brasil economicamente falando. A Europa passa por uma grande crise e o Brasil também está entrando em um processo parecido. Cortes serão necessários, então, mesmo a prefeitura tendo uma ligação com a presidente Dilma, não há nada garantido. Provavelmente serão anunciados cortes nos investimentos e o PAC deve ser afetado. Em dois anos, também teremos eleições municipais e aí o cenário pode se inverter. De qualquer forma, Ribeirão Preto sai na frente”. Maxmiliano Martin Vicente, professor e cientista político.



    Mais Conteúdo