Araraquara quer vacinar 40 mil pessoas

30/04/2016 07:34:00

Confira quem pode tomar a vacina na rede pública, os postos de aplicação e programe-se

Marcos Leandro
Ângela mostra vacinas que chegaram no Sesa; esquema especial foi montado para hoje (Marcos Leandro/Tribuna)

Começa hoje a campanha da vacinação contra a gripe em todas as unidades básicas de saúde do município e no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara). Os postos de vacinação ficam abertos das 8h às 16h30 e a meta geral é vacinar quase 40 mil pessoas, ou seja, 80% do população que faz parte dos grupos de risco.

Araraquara também terá outros três postos de vacinação: no Shopping Jaraguá, das 11h às 17h; na Casa da Sopa, no bairro Águas do Paiol, das 8h às 16h30; e no Parque Infantil, também das 8h às 16h30.

Nesta primeira etapa da campanha, podem tomar a vacina: gestantes, crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, idosos, puérperas e profissionais da saúde que trabalham na urgência, emergência e rede básica de saúde. Os demais profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas começam a ser vacinados a partir do dia 9 de maio, conforme determinação do Governo Estadual.

Segundo a enfermeira-chefe do Sesa, Ângela Aparecida Costa, não há vacinas suficientes para atender todos os grupos de risco neste primeiro momento da campanha, por isso todas as cidades do interior de São Paulo estão seguindo este esquema. “Nós vamos receber o material aos poucos e todos vão ser vacinados, só pedimos que as pessoas tenham paciência”, afirma.

Nos últimos anos, foi difícil atingir a meta de vacinação. Por conta do surto de gripe antecipado nos últimos meses, entretanto, a procura é grande. “Nós temos notado um grande interesse”, diz Ângela.

A única contra-indicação é para quem tem alergia a algum componente da vacina, como ovo de galinha. Também recomenda-se que a pessoa esteja saudável no dia da vacinação. No caso de ter febre, é preciso esperar alguns dias após passar completamente. Quem tem síndrome de guillan-barré precisa de uma avaliação por escrito de um médico autorizando.

Elas estão esperando

A professora Dania Prado Ignacio Garcia, de 48 anos, toma a vacina da gripe na rede pública desde 2014, por conta do câncer. “Acho que deveriam vacinar todo mundo, sai mais caro tratar depois do que vacinar. Eu super recomendo, minha mãe toma todos os anos e nunca mais pegou gripe”, afirma.

A desempregada Isabela de Almeida Lima, 19, também estava esperando a campanha começar para levar sua filha, a Alice, de dois anos, para tomar a vacina. “Acho importante, ano passado mesmo ela não teve gripe, só infecção de ouvido”, diz.

Prevenção do câncer bucal começa hoje

Paralela à vacinação contra a gripe, a secretaria municipal de Saúde também realizará a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, a partir de hoje. A ação é voltada para pessoas com mais de 60 anos de idade e será realizada nos gabinetes odontológicos de 25 unidades básicas de saúde.

Os dentistas que participarão da campanha passaram por atualização sobre formas de prevenção à doença. Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: ingestão crônica de bebidas alcoólicas e uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar. A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente quando o prognóstico se torna desfavorável e os tratamentos mutilantes e paliativos.  



    Mais Conteúdo