Casos de dengue em Ribeirão crescem 59%; Saúde alerta para a prevenção

17/10/2018 10:15:00

Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria da Saúde, aponta 218 casos da doença confirmados na cidade de janeiro a setembro deste ano

Isabela está sempre atenta em pontos que podem acumular água em casa para prevenir a criação do mosquito aedes (foto: Matheus Urenha / A Cidade)

Ribeirão Preto registrou um aumento de 59% no número de casos confirmados de dengue nos primeiros nove meses do ano. Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria da Saúde, aponta 218 casos da doença confirmados na cidade de janeiro a setembro deste ano, contra 137 no mesmo período de 2017.    

A zona Leste de Ribeirão Preto teve o maior número de casos confirmados da doença (68), seguido das zonas Oeste (57), Norte (46), Sul (33) e Central (14).    

Para essa época chuva, Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, orienta a população a não se descuidar. "A população deve ficar alerta e continuar exercendo a principal forma de evitar a doença, com prevenção, ou seja, não deixar água parada nos ralos, olhar os vasos, tomar cuidado com as garrafas, que é onde o mosquito se desenvolve", ressalta a diretora.  

A Secretaria divulgou que em menos de um mês, o Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria da Saúde promoveu dois arrastões, recolhendo mais de 11 toneladas de criadouros potenciais do mosquito. Neste período, as ações serão constantes.    

A publicitária Isabela França realiza os cuidados necessários em sua casa para espantar o aedes e até o momento deu resultado: ela nunca teve nenhuma das doenças transmitidas pelo mosquito.  

"Quando estavam tendo os surtos da dengue, passaram em casa e viram que tinha água acumulada. Nos explicaram e desde então seguimos as orientações", afirma a jovem de 28 anos. Entre os cuidados estão a limpeza dos pratos de vasos e o sal jogado nos ralos.



    Mais Conteúdo