Corpo da bebê Isabella é exumado para investigação da causa da morte

23/02/2018 10:33:00

Coleta de material foi realizada no próprio Cemitério Bom Pastor, na manhã desta sexta (23); família suspeita que criança possa ter morrido em decorrência de suposto erro médico

Polícia Civil e IML (Instituto Médico Legal) realizaram na manhã desta sexta-feira (23) a exumação do corpo da bebê Isabella da Costa Dominiciano, de 1 ano. A menina morreu na noite do último dia 6, quatro dias depois de iniciar tratamento para acabar com uma febre leve no Hospital Materno Infantil Sinhá Junqueira. A família suspeita de erro médico.  

Um tio da menina e o advogado da família, Michel Robson Andrade, acompanharam a exumação. A coleta de material para análise do IML ocorreu no próprio cemitério. O corpo da criança voltou para a sepultura após o procedimento, que durou aproximadamente 30 minutos.  

A exumação foi pedida pela delegada Silvia Elisa Ruivo Valério Mendonça, titular do 2º Distrito Policial, responsável pela investigação do caso, após a família relatar que o corpo não foi periciado para detectar as causas da morte, mesmo após autorização dos pais.  

O corpo da bebê chegou a ser levado ao SVO (Serviço de Verificação de Óbito), mas o exame não foi realizado. O hospital teria descartado a necessidade do exame e apontado na declaração de óbito choque séptico como a causa da morte. Um boletim de ocorrência (BO) foi registrado como morte natural. 

A exumação  

O corpo de Isabella foi retirado do túmulo às 8h15. A coleta de material um pedaço do coração e vísceras foi feita pelo médico legista Valdir Aparecido Ferrer e um auxiliar.  

O delegado César Augusto França acompanhou a exumação, mas nem ele nem o médico legista deram entrevistas. Quatro coveiros também participaram.

O advogado da família afirmou que ainda não foi dado um prazo para que o laudo seja concluído.

"Os peritos não adiantaram a data, até porque o corpo da Isabella já estava um pouco degradado. Agora, depende de exame químico", relatou.

Andrade declarou que os pais querem respostas para a morte de Isabella.

"Com a exumação, a família quer saber o porquê do óbito".  

LEIA MAIS   

Bebê morre com suspeita de erro médico em Ribeirão Preto 

Pais querem saber por que corpo de bebê ficou sem necropsia 

Corpo da bebê Isabella será exumado em Ribeirão Preto 

'Confiamos na polícia e estamos tranquilizados', diz mãe de Isabella

Exumação da bebê Isabella é marcada para sexta-feira  



    Mais Conteúdo