HC denuncia arrecadação de dinheiro para criança atendida pelo SUS

19/07/2018 11:54:00

Campanhas pedem ajuda financeira para custear tratamento de menina de 9 anos atendida em Ribeirão Preto

A criança faz tratamento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (Foto: Renato Lopes / Especial)
 

O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto vai levar ao conhecimento da Polícia Civil e do Juizado da Infância e Juventude o caso que envolve a arrecadação de dinheiro por meio da internet para uma criança de nove anos em  tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que precisaria passar por uma cirurgia cardíaca.  

O HC informou que a menina é paciente do hospital, mas que não foi submetida a qualquer tipo de procedimento cirúrgico e não está internada, após verificar postagens em redes sociais que afirmariam a realização de cirurgia e a internação da criança. A família é de Franca.

O hospital ainda identificou uma foto em que é descrita a suposta cirurgia, mas que a imagem seria de uma criança do Rio de Janeiro em tratamento para outra doença.   

Nota de alerta  

O caso tornou-se público após o HC emitir um alerta em que sugere cautela à população ao realizar doações para a campanha.  

Segundo o hospital, a campanha solicita doações por meio de depósitos bancários em nome de Taisa Elaine Pagliaroni Almeida Silva - que também utilizaria o sobrenome Borges - e de Sidineia Pagliaroni Almeida.  

O hospital apurou que as postagens informam que parte do dinheiro já teria sido depositada para uma suposta cirurgia de urgência no coração. Ainda seriam utilizados laudos e pedidos de exames do hospital.  

Uma página em uma rede social que pedia o dinheiro para a menina chegou a ser removida tão logo o HC emitiu o alerta.   

Atendimento gratuito

O hospital, que é mantido com verbas públicas, reiterou por meio da nota que não cobra por consultas, exames, cirurgias e medicamentos, e que todos os procedimentos são realizados gratuitamente e custeados pelo SUS.  

ACidade ON tentou falar com familiares da criança, mas ninguém atendeu aos telefonemas na manhã desta quinta-feira (19). Até a publicação desta notícia, nenhum familiar havia retornado as ligações da reportagem.  

Uma mulher que se identificou como empregada da família em Franca afirmou à EPTV que a menina está internada no HC de Ribeirão, após uma cirurgia do coração que teria sido realizada na última segunda-feira (16).  

"Ela vai fazer em Curitiba, que eu sei, é a da coluna. Para coluna é particular", declarou a empregada.



    Mais Conteúdo