'Guerra' de academias ajuda o bolso

17/08/2014 18:10:00

Abertura de mais empresas do setor aquece a disputa pela clientela principalmente no Centro e na zona Sul de Ribeirão

F.L.Piton / A Cidade
Usuário de academia recém- aberta no Centro: mais opções em Ribeirão (Foto: F.L.Piton / A Cidade)

A invasão de academias no Centro e na zona Sul de Ribeirão Preto favorece o bolso do consumidor. Com planos e ações promocionais entre a concorrência, o preço chega a cair em até 50%.

Segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a cidade tem cerca de 60 academias em funcionamento. Há para todos os gostos: menores, de bairro e familiares, as de shopping e as exclusivas para as mulheres.

E com esse número elevado, quem ganha é o consumidor que tem em suas mãos o poder de barganha. Tanto é que a maioria dos estabelecimentos oferece planos e ações promocionais para fidelizar o cliente. 

“Essas ofertas demonstram uma quantidade maior de empresas em um mesmo segmento”, afirma Renato Campos, especialista em marketing e consumo, e professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

A Academia Fórmula, recém-inaugurada na cidade, tem mensalidade de R$ 149 no plano anual. “Esse valor é válido também para os que optarem pela modalidade de débito automático no cartão de crédito”, afirma Fernanda Venturini, sócia da academia.

Já a academia Wellness Sport Club, localizada no Novo Shopping, possui plano mensal adulto de R$ 315.

“Para a prática de natação é cobrado uma taxa de R$ 60”, afirma a gerente técnica, Lucilene Timóteo.
Segundo ela, quanto maior o plano de tempo contratado, menor o valor calculado com uma porcentagem de desconto em cima do valor do plano mensal.

A academia da ACM (Associação Cristã dos Moços), no bairro Jardim Irajá, oferece um programa completo de atividades, que inclui musculação, natação, dança, vôlei, defesa pessoal, entre outras atividades.

De acordo com o secretário executivo, Fábio Sampaio, o plano individual anual sai a partir de R$ 142,50; e o familiar anual custa a partir de R$ 313.

“Para fidelizar os clientes, no 13º mês o valor cai para R$ 93 o individual e R$ 198 o familiar. Atrai bastante gente”, diz.



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