Davi Miguel viaja em busca da cura

28/07/2015 10:19:00

Depois de um ano de espera, bebê de Franca embarca hoje para Miami, nos EUA, para realizar transplante de intestino

Reprodução Internet
Após meses de angústia, bebê viaja hoje para Miami

As malas estão prontas há duas semanas. A ansiedade é resultado de um ano de espera. Davi Miguel, depois de longa luta, viaja para os EUA, por um transplante de intestino.

O avião partiu às 5h da madrugada de hoje, com destino ao hospital Jackson Memorial, em Miami.

“Chegou a hora certa”. A fala é da mãe, Dinea Gama, que vai acompanhar o bebê, como sempre tem sido. Davi nasceu com uma doença rara no intestino, inclusão das microvilosidades, e, desde que tinha cinco dias de vida, mora em hospitais. Tem hoje um ano e quatro meses.

Quando a família, moradora de Franca, descobriu o problema, encontrou também uma cara solução. Os EUA são referência nesse tipo raro de transplante. A família precisaria, porém, de milhões para arcar com todo o procedimento, transporte e estadia.

Ao mesmo tempo em que iniciaram uma campanha por doações, procuraram os direitos do pequeno na Justiça.

Entre idas e vindas, decisões positivas e negativas, a data da viagem foi marcada, no último dia 22. Davi voa hoje, em um avião UTI, sem data para voltar. “Lá (nos EUA) ele vai ser avaliado de novo e deve entrar na lista de transplante. Não sabemos quando vai ser”, a mãe explica.

O bebê precisou ganhar peso para viajar e vai precisar estar em boas condições de saúde para passar pelo transplante. “É uma mistura de sentimentos: ansiedade, medo, angústia, alegria. Agora vai dar certo”, a mãe desabafa.

O caso de Davi mobilizou Franca, região e doadores de todo o país, alcançando R$ 1,5 millhão em doações. A Justiça determinou que a família entregasse o montante para custear o tratamento e destinará 30% do total para as despesas no exterior.

“Por enquanto, vou sozinha. Meu marido está tentando a liberação dos recursos na Justiça para nos acompanhar”, diz a mãe.

A família acredita na cura. A mãe está certa de que Davi Miguel também. “Ele está feliz. Recebeu várias visitas hoje (ontem). Parece que está sentindo que algo de bom vai acontecer”.

Torcida é numerosa

O grupo no Facebook “Movidos pela vida - Davi Miguel”, que buscava arrecadar doações para o pequeno, teve 165 mil curtidas. Em Franca, a população organizou até mesmo passeatas pelo bebê.

Ontem, internautas que acompanham a história de Davi compartilharam fotos e mensagens de boa sorte. “Está todo mundo na torcida”, traduz a mãe. 

Única opção

A doença da inclusão das microvilosidades, conhecida também como “diarreia intratável”, é um distúrbio das células do intestino, que se manifesta por diarreia constante e faz com que a criança não consiga absorver nutrientes. 

Davi, assim, depende de nutrição parenteral desde que nasceu. O transplante é a única opção de cura. 

 



    Mais Conteúdo