Provedor e Secretária de Saúde prestarão esclarecimentos sobre crise na Santa Casa

15/09/2014 15:38:00

Questionamentos serão feitos durante sessão na Câmara realizada nesta terça-feira (16)

Rodrigo Prioli/ CBN Ribeirão
Santa Casa de Serrana está com aproximadamente R$ 1,7 milhão em dívidas; provedor busca empréstimo para reverter a situação (Foto: Rodrigo Prioli/ CBN Ribeirão)

O provedor da Santa Casa de Serrana, Antônio José Marques, e a Secretária de Saúde do município, Mirian de Souza Marcelani, vão à Câmara Municipal prestar esclarecimentos sobre a crise que afeta o atendimento na cidade. A reunião ocorrerá durante a sessão desta terça-feira (16).

A reportagem da CBN Ribeirão esteve no hospital no último final de semana e conversou com a pediatra Maria das Graças e Melo que trabalhou como plantonista, mas confessou que não sabe se irá receber pelos atendimentos prestados. "Os médicos que trabalham dentro da Santa Casa para convênios, particulares e SUS, estão sem receber há, mais ou menos, dois anos. Outro pediatra já parou de trabalhar por isso, os ginecologistas estão a ponto de parar porque estão sem recebimento, os clínicos que tem vindo trabalhar estão com alta rotatividade, exatamente pela falta de pagamento. E com isso há uma instabilidade geral nos funcionários. A todo momento ameça fechar a Santa Casa por falta de verbas. Estou aqui e não sei se vou receber", contou.  

Pela falta de pagamentos, durante dois finais de semana, duas crianças nasceram com a ajuda de enfermeiras porque não tinham médicos na unidade. Mas o provedor da Santa Casa, Antônio José Marques, negou que haja qualquer atraso nos pagamentos. "Relativo a médico plantonista, nós não devemos um centavo, está tudo em ordem. O que aconteceu foi que nós perdemos o médico que dava suporte, que era o coordenador dos plantões e nós ficamos momentaneamente, por uns quinze dias, com problema de cumprir escala", disse.

Atualmente, a Santa Casa de Serrana está com uma dívida de R$ 1,7 milhão. O provedor falou que o hospital está na tentativa de um empréstimo junto ao BNDS para regularizar a situação.

Atendimento na UPA também é precário

Os pacientes que procuram a UPA da cidade não encontram situação diferente. A demora no atendimento é a principal reclamação. O problema também deve ser questionado durante o sessão na Câmara desta terça-feira (16), além do fechamento de duas unidades de saúde e os repasses para a Santa Casa de Serrana que serão abordados durante a reunião. A Secretária de Saúde, Mirian de Souza Marcelani, não foi encontrada. Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli.



    Mais Conteúdo