Sertãozinho quer mudar sistema de ônibus

28/08/2014 09:42:00

Para fazer alterações, Executivo planeja nova licitação em setembro; atual operadora fala em indenização

Milena Aurea / A Cidade
O transporte coletivo de Sertãozinho possui 110 mil usuários por mês e, segundo a operadora Sertran, gera receita de R$ 300 mil (Foto: Milena Aurea / A Cidade)

O sistema de transporte público de Sertãozinho deve passar por reestruturação. A intenção da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana é ampliar o número de linhas, de veículos e também o valor da passagem, que sairia dos atuais R$ 2,75 para R$ 2,90 por bilhete integral, um aumento de 5%.
A prefeitura já realizou audiência pública para discutir as mudanças, que aconteceriam por meio de uma licitação.

“O balanço da ação foi muito positivo e, nos próximos dias, daremos o próximo passo, que será o envio do material para análise pelo Departamento de Licitações da Prefeitura”, explicou o secretário João Batista de Camargo Júnior.

Hoje quem opera o transporte público na cidade é a empresa Sertãozinho Transportes e Serviços (Sertran), que inclusive tem contrato com a prefeitura até 2017. Segundo a empresa, caso aconteça uma quebra de contrato a Sertran terá que ser indenizada.

“Eventualmente, se o poder público quiser realizar nova licitação, rompendo o contrato atual de forma unilateral, deverá indenizar a empresa pelos investimentos realizados e não amortizados”, informou a assessoria de imprensa da Sertran.

A empresa inclusive não concorda com a proposta apresentada pela prefeitura. “Não adianta apresentar uma superoferta de veículos e exigir o cumprimento de diversos itens que terão aumento imediato de custos e investimentos, sem deixar clara a forma e o volume de remuneração.”

Um dos itens que mais chama atenção nas mudanças propostas pela prefeitura, é a implantação do bilhete único. Hoje, segundo a Sertran, 110 mil pessoas utilizam o serviço todo mês, o que significa receita mensal de R$ 300 mil.

A intenção da prefeitura é de que o processo licitatório tenha início já na primeira quinzena de setembro. Mas sem uma reavaliação na proposta, a atual empresa garante que não surgirão interessados para prestar o serviço.

Morador concorda com mais linhas

O auxiliar de frigorífico Márcio Cardoso de Souza, 21 anos, mora no Jardim Jamaica e constantemente precisa se locomover até a região central da cidade. Como ele não tem carteira de habilitação, a solução é usar o transporte público.

“Este mês por exemplo vim todos os dias de ônibus para o centro, e agora fico esperando para ir embora”, argumenta.

A doméstica Maria de Matos, 51 anos, também reclama dos intervalos entre as saídas dos ônibus. “Eu uso todo dia, mas esperar tanto tempo assim é ruim”, reclama.

Tarifa já caiu de preço em 2013 e depois teve alta

Depois da onda de protestos que tomou conta do país em junho do ano passado, tendo o reajuste da tarifa de ônibus urbano como alvo, a Prefeitura de Sertãozinho foi na contramão da maioria das cidades.

Enquanto muitas prefeituras reajustavam para cima o preço pela passagem de ônibus, Sertãozinho, através de um decreto, diminuiu o preço do bilhete do transporte coletivo urbano em 4%, de R$ 2,70 para R$ 2,60.

A justificativa na época para o desconto de R$ 0,10, foi por causa da suspensão da cobrança de impostos federais das empresas que prestam serviços de transporte público em todo o país.

Sete meses após o primeiro reajuste, o preço do bilhete do transporte coletivo em Sertãozinho sofreu mais uma alteração em fevereiro deste ano. Desta vez houve um aumento de R$ 0,15, saindo de R$ 2,60 para R$ 2,75.

Neste caso, a prefeitura de Sertãozinho utilizou a inflação medida e referente ao ano de 2013 para justificar o aumento nas tarifas de ônibus.



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