Cristo não tem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

20/08/2014 09:20:00

Segundo a corporação, ausência do documento torna a Prefeitura responsável pela segurança do local

Milena Aurea / Jornal A Cidade
Segundo os bombeiros, a ausência do auto de vistoria torna a Prefeitura responsável pela segurança do local (Foto: Milena Aurea / Jornal A Cidade)

Inaugurado no fim de maio, o Parque do Cristo em Sertãozinho está funcionando há quase três meses sem o alvará do Corpo de Bombeiros.

A denúncia foi feita pelo vereador Vilmar Donizetti Rodrigues da Silva (PMDB), que após receber reclamações em relação às falhas no elevador que leva o visitante ao topo do ‘Cristo’, solicitou o documento junto ao Posto de Bombeiros da cidade, para questionar a prefeitura sobre as interrupções no serviço. “Para minha decepção a resposta foi negativa, o projeto sequer foi aprovado”, disse Vilmar.

A obra com investimento total de mais de R$ 4 milhões, foi inaugurada sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A Prefeitura de Sertãozinho até deu entrada no documento, porém o projeto ainda não foi aprovado.

“O parque está com o projeto em andamento, passou por uma primeira análise e foi comunicado (reprovado), e agora foi devolvido para uma segunda análise”, explicou Joaquim Francisco Sorreição 1º Sargento Comandante do Posto de Bombeiros de Sertãozinho.

Segundo o sargento, a vistoria no local só será feita depois que o projeto for aprovado. “Nós iremos avaliar diversos itens, como equipamentos de proteção contra incêndio, luzes de emergência e extintores. Ainda não existe previsão para aprovação e vistoria do projeto e só depois disso será emitido o AVCB”, disse Sorreição.

Dados revelados pelo Departamento de Cultura de Sertãozinho revelam que quase 80 mil pessoas já visitaram o parque. O pico de visitas acontece aos domingos, quando quatro mil pessoas passam pelo local.

Ainda de acordo com os Bombeiros, a prefeitura é o órgão responsável por fiscalizar a ausência do laudo em qualquer obra na cidade. “É um documento que a Prefeitura deve ter para comprovar o funcionamento do local com segurança. Sem o laudo, a responsabilidade é total da Prefeitura”, explicou.

Problema no elevador deixou treze pessoas presas há dez dias

Há dez dias, 13 visitantes do parque ficaram presos por 40 minutos dentro do elevador do Cristo e só foram liberados após a chegada de técnicos de Ribeirão Preto.

A preocupação do vereador Vilmar Donizetti, é que sem o documento atestando a segurança do parque, tragédias como a da boate Kiss de Santa Maria (RS) que também não tinha o laudo dos Bombeiros, e mais de 200 pessoas morreram após um incêndio em janeiro do ano passado, possam se repetir. “O aval da corporação é uma condição de que o espaço é seguro. Estamos brincando com vidas”, relatou o legislador.



    Mais Conteúdo