Almanaque CBN debate o Dia da Consciência Negra

18/11/2017 10:17:00

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (18), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Vinícius Alves / CBN Ribeirão
Almanaque CBN debate Consciência Negra.

 

No dia 20 de novembro, na próxima segunda-feira, faz-se memória à morte de morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão. Ele foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, que ficava na antiga capitania de Pernambuco.

Em homenagem à luta de Zumbi, instituiu-se no Brasil o Dia da Consciência Negra, feriado municipal em algumas cidades do país. Em Ribeirão Preto, por exemplo, era até o ano passado. 

A data foi retirada do calendário de festividades da cidade soba a alegação que o município já tinha o número máximo de feriados previstos. Essa decisão foi encarada como preconceituosa e vista como retrocesso para os grupos os movimentos negros da cidade. Em algumas cidades da região também não é feriado nesta data.

Para debater o Dia da Consciência Negra, o Almanaque CBN deste sábado (18) entrevistou o fundador do Centro Cultural Orunmilá Paulo César Pereira, o professor de teoria da cultura e pesquisador do Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP Silas Nogueira, o advogado da comissão antidiscriminação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Eduardo Silveira e a educadora Silvani Euclênio.

Ouça o primeiro e o segundo bloco do programa comandado pela jornalista Heloisa Zaruh.

 



    Mais Conteúdo