Região de Ribeirão Preto tem o maior número de profissionais por habitante

18/10/2017 07:18:00

Município é o terceiro do Estado com a maior relação de médicos por cada grupo de mil habitantes, atrás de Santos e Botucatu

Matheus Urenha / A Cidade
Geraldo Duarte comemora mais um dia da profissão que cura e exerce amor diário ao próximo (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

No Dia do Médico, comemorado nesta quarta-feira (18), um estudo divulgado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina) mostra que a região de Ribeirão Preto tem a maior concentração desses profissionais do Estado.

O documento “Demografia Médica do Estado de São Paulo” aponta que a região - composta tem 3,32 médicos por cada mil habitantes. A região de Ribeirão Preto é formada por 26 municípios e tem mais de 1,4 milhão de habitantes. O Estado de São Paulo é dividido pela Secretaria da Saúde em 17 regiões.

Além disso, isoladamente, o município de Ribeirão Preto é o terceiro do Estado com a maior relação de médicos por cada grupo de mil habitantes (6,2), atrás de Santos e Botucatu.

OMS

De acordo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice previsto é de um médico para cada mil habitantes por município. Portanto, a média de Ribeirão Preto, tanto em atendimento à região, como em médico por habitante está acima da média.

Dados do Cremesp mostram, ainda, que, em todo o Estado, há 123.761 profissionais, número maior do que a quantidade de registros nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil juntas. O estudo também mostra que, nos últimos 35 anos, o número de médicos no Estado cresceu quase quatro vezes mais que a população.

Médico destaca estrutura de formação no município

Ênio David Nente, que coordena o setor de transplante de fígado do HC (Hospital das Clínicas), é um dos mais de 4,8 mil médicos de Ribeirão Preto e referência na área. Com orgulho, ele destaca o índice positivo, que caracteriza a cidade como um dos polos de medicina do país. “A diferença está nas universidades. Aqui, formamos centenas de graduados e profissionais especializados todos os anos. Como médico e professor da FMUSP (Faculdade de Medicina), posso afirmar que nossa preocupação é em manter o alto nível de qualidade”, afirma.

Conciliar tecnologia com humanidade é importante

O também coordenador do Hospital das Clínicas, mas do setor de ginecologia e obstetrícia, Geraldo Duarte, comemora mais um dia da profissão que cura e exerce amor diário ao próximo. Para ele, o segredo do sucesso é conciliar os avanços da tecnologia com a preocupação humanista. “É uma alegria fazer parte deste time, que trata casos de alta complexidade”, comemora. “As máquinas tornaram a medicina mais prática, mas me preocupo em lembrar todos os dias que, do outro lado dos aparelhos, há uma pessoa que precisa de ajuda”, completa.



    Mais Conteúdo