Centro de Voluntariado mostra a importância do cuidado

28/06/2017 18:26:00

CVRP realiza três simpósios ao ano para reunir instituições e assistentes sociais, voluntários para conseguir mais agregados

Divulgação
Centro de Voluntariado prepara a "mão de obra" para prestar assistência às pessoas, bem como serviços e atividades para as pessoas (Foto: Divulgação)

 

Quando o Centro de Voluntariado surgiu em Ribeirão Preto, em 1999, o objetivo de seus fundadores era propagar a cultura do trabalho social e a importância do cuidado com quem mais precisa de atenção.

A atual presidente da instituição, Maria Beatriz Ferreira de Oliveira, explica que o trabalho começou motivando a população a se voluntariar e provocando a responsabilidade social nas empresas da cidade.

“Inicialmente, dávamos palestras e cursos para preparar essas pessoas para as ações sociais com uma visão de profissionalização, isso através da capacitação e do compromisso com o trabalho. Da mesma forma, preparávamos as entidades para receber os voluntários e fazíamos a ligação entre eles”, afirma.

Hoje, o CVRP realiza três simpósios ao ano para reunir instituições e assistentes sociais, voluntários e demais interessados para estimular e conseguir mais agregados. Entre as ações de treinamento, o grupo trabalha o preparo emocional daqueles que vão começar e oferecem dicas para facilitar a criação de vínculo.

Segundo Maria Beatriz, ao longo do ano o grupo promove ações como o programa “Conta Mais! Histórias de Hospitais”, que conta com 60 voluntários para contar histórias às crianças internadas em diversas instituições da cidade. Desde a sua implantação, em 2005, o programa capacitou 350 voluntários e atendeu em torno de 60 mil crianças.

Para a terceira idade, o CVRP conta com o programa “Ouvidores de Histórias”. Em nove anos, o projeto formou em torno de 250 voluntários e atendeu quase 25 mil idosos. Hoje, atua em seis instituições de longa permanência para idosos e conta com o trabalho de 23 voluntários.

“Pelo grande público que tivemos em todo este tempo, temos a certeza de que estamos cumprindo nossa missão. Até hoje o CVRP é referência na cidade e somos procurados por muitas pessoas que querem saber como se tornar voluntários”, ressalta Maria Beatriz.

Voluntariado e vocação

Maria Beatriz é advogada formada pela USP de São Paulo. Ela conta que se mudou para Ribeirão em 1979 e imediatamente começou a trabalhar na Casa das Mangueiras. Motivada com o trabalho de orientar e educar ajudar crianças em situação de risco, ingressou numa faculdade de serviço social. “Eu me preocupava muito com a difícil situação das entidades, que estavam sempre lutando por recursos e incentivos”, diz. Fundou, então, a União das Entidades Sociais Particulares de Ribeirão Preto (UNEP), da qual foi presidente por oito anos consecutivos. Em 2001, ingressou no CVRP como voluntária, atuou como coordenadora, diretora e, há três anos, assumiu a presidência.

“O trabalho social sempre me encantou e desde a adolescência eu participava de ações sociais. Dizem que o voluntariado está no ‘chip’ da pessoa”, brinca.

Como ajudar

Seja um parceiro, fazendo sua contribuição através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA de Ribeirão Preto, Conselho Municipal do Idoso ou diretamente ao Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto. Contato para ser um voluntário: (16) 3635-1739 ou no site
www.voluntariadorp.org.br



    Mais Conteúdo