Infertilidade atinge 15% dos casais em idade reprodutiva

26/06/2017 20:50:00

Especialista diz que o primeiro indicador de sucesso para o tratamento da fertilização in vitro é a idade da paciente

Divulgação
Médico José Gonçalves Franco Junior afirma que a infertilidade não é um problema raro (Foto: Divulgação)

 

A Cidade – Quais as razões para esse boom na fertilização in vitro?
Franco Junior – Adiar a maternidade tem sido muito comum e a carreira tem ficado em primeiro plano para muitas mulheres. Acontece que a mulher pode ter sua chance de fertilidade diminuída com o passar dos anos. Só essa condição já faz com que os casais procurem cada vez mais métodos alternativos para engravidar, como a fertilização in vitro. Podemos dizer também que graças aos avanços da medicina, cada vez mais pessoas têm tido acesso a este tipo de tratamento médico. Muitos pacientes em tratamento de câncer ou qualquer procedimento cirúrgico que possa comprometer sua fertilidade procuram por congelamento de espermatozoides e/ou óvulos para posterior uso por meio da reprodução assistida. Há ainda um crescimento da procura pelo método por casais homoafetivos e que desejam ter filhos.

Qual o perfil da mulher que procura fertilização in vitro hoje?
Não tem um perfil definido. Tem mulheres de todas as idades, cada uma com um impedimento de engravidar diferente da outra. Algumas têm endometriose, outras têm um parceiro que é vasectomizado, tem as que fizeram laqueadura tubária depois de já terem tido filhos e estão com um novo parceiro e agora querem ter filhos de novo. Em comum, todas elas têm o sonho de ser mães. 

Há quantos anos você promove fertilização in vitro? O que mudou do início para cá?
O Centro de Reprodução Humana Prof. Franco Junior está completando 30 anos de história e tem mais de 6 mil nascimentos. O que mudou? As técnicas de reprodução assistida avançaram muito e as taxas de sucesso aumentaram significativamente.

Qual o percentual de sucesso numa fertilização in vitro hoje? Quais os fatores que influem para o sucesso do procedimento e o que atrapalha?
O primeiro indicador de sucesso é a idade da paciente. Em mulheres jovens, até os 35 anos, pode-se esperar uma taxa de 40% a 50% de chances de gestação. No entanto, a taxa de sucesso em particular de cada casal pode variar devido a uma série de fatores individuais que aumentam ou diminuem suas chances de obter uma gravidez. Questões relacionadas com as taxas de sucesso são mais bem discutidas durante a consulta médica, após a avaliação dos exames e histórico do casal.

Qual as principais orientações dadas a um casal que pretende fazer fertilização in vitro?
Na maioria dos casos, a infertilidade tem tratamento, mas existe um mito de que tecnologia de reprodução assistida resolve todos os casos. Os casais precisam saber e nós procuramos alertá-los sempre, que tanto a fertilização in vitro como as demais técnicas não são infalíveis. Nem toda tentativa resulta numa gravidez e isso muitas vezes gera frustração. Se o casal tem potencial reprodutivo, o importante é não desistir. Estudos apontam que a dificuldade de engravidar atinge 11% das mulheres com mais de 35 anos. A partir dos 40 anos, esse número triplica, chegando a 33%. E depois dos 45 anos, 87% das mulheres que querem engravidar já enfrentam algum quadro de infertilidade. 

O que mais pode ser dito a respeito do assunto?
A infertilidade não é um problema raro. Muito pelo contrário, atinge cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva. Eu diria que o planejamento é importante. Se você está tentando engravidar ou quer ter filhos biológicos no futuro, procure avaliar seu potencial reprodutivo e, principalmente para as mulheres, não esperem demais. A idade avançada compromete a qualidade dos óvulos. De modo geral, o intervalo entre 20 e 30 anos é o período mais fértil da vida da mulher.



    Mais Conteúdo