Manifestação fica marcada pela divergência de números

26/03/2017 16:20:00

Organização diz que 7 mil foram às ruas em Ribeirão Preto neste domingo (26); PM estima mil pessoas

Roberto Galhardo / Especial
Número de participantes fornecido pela organização é bem maior que estimativa da polícia; clique na imagem para abrir galeria (Foto: Roberto Galhardo / Especial)

 

A manifestação organizada neste domingo (26) em Ribeirão Preto pelo MBL (Movimento Brasil Limpo) a favor da Lava Jato e contra a impunidade da classe política foi marcada pela divergência no número de participantes.

VEJA FOTOS

ASSISTA AO VÍDEO

Se em outros municípios brasileiros a manifestação foi de baixa adesão, como no Distrito Federal (500 pessoas) e no Rio de Janeiro (2 mil pessoas), segundo as organizações locais, os responsáveis pela passeata em Ribeirão garantem que houve a participação de pelo menos sete mil manifestantes. No entanto, a Polícia Militar fez estimativa para baixo e diz que não passou de mil.

Marcada para sair às 10h da Praça XV de Novembro, no Centro, em direção ao cruzamento das avenidas Nove de Julho e Independência, a passeata só iniciou uma hora depois, justamente pela pouca presença de público. A aposentada Maria José, de 71 anos, chegou a criticar a população por não participar mais dos atos populares contra a corrupção. “Eu, com a minha idade, faço questão de participar porque quero um Brasil melhor. Mas a maioria demonstra não querer batalhar. Não vem participar”, disse.

Antes do início da passeata, o organizador da manifestação em Ribeirão, Marcos Spínola, chegou a justificar que a baixa adesão devia aos resultados positivos da Operação Lava Jato e com isso a população já não dispunha de tanto entusiasmo. No início, Spínola não descartou a possiblidade de realizar o protesto apenas na Praça XV de Novembro.

Início da passeata

Próximo das 11h, os coordenadores do MBL decidiram que haveria a passeata porque já havia número significativo de público: 1,5 mil.

Segundo os organizadores, o número inicial teria mais que triplicado e atingido a marca das cinco mil pessoas presentes, quando chegaram à avenida Nove de Julho (metade do percurso). No final do trajeto, no cruzamento com a avenida Independência, a organização divulgou estimativa entre sete e oito mil pessoas. Já os policiais militares calcularam em duas mil, mas depois revisaram e fixaram a estimativa em mil participantes.

LEIA MAIS

Ribeirão Preto terá protesto contra corrupção neste domingo

Manifestantes começam a chegar para protesto contra corrupção

Manifestantes pedem medidas mais duras contra a corrupção

Passeata tem início com 1,5 mil pessoas em Ribeirão Preto

Manifestantes chegam a 5 mil e seguem em passeata pela Nove de Julho

Protesto termina na tarde deste domingo em Ribeirão Preto



    Mais Conteúdo