Veja como manter suas contas no azul

06/02/2017 15:30:00

Medidas simples e muita organização podem ajudar o empreendedor a quitar as dívidas em 2017

Pixabay / Divulgação

 

O número de empresas endividadas no Brasil cresceu 33% entre os meses de janeiro e outubro de 2016, segundo a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).

Medidas simples e organização ajudam a manter os empreendedores fora dessa estatística em 2017. Confira as dicas de especialistas ouvidos por A Cidade para manter o orçamento no azul. 

Na ponta do lápis - No curto prazo, é preciso tentar analisar as dívidas e os prazos, o que pode ser feito conversando com os fornecedores e com as instituições financeiras para explicar o cenário em que a empresa se encontra, falar com alguns clientes sobre a possibilidade de adiantamentos de receitas futuras, cobrar clientes que estão com dívidas atrasadas, etc.

Olhe os juros - O empresário deve sempre ficar atento às mudanças nas taxas de juros. Em momentos como o atual, em que o Banco Central está cortando a taxa básica de juros, é normal que os bancos reduzam suas taxas para financiamentos. Este pode ser um trunfo na hora de renegociar as dívidas.

Fluxo de caixa - Se você deseja se recuperar da situação difícil, é necessário ficar de olho no fluxo de caixa da empresa. As datas dos vencimentos das dívidas devem coincidir com as datas das receitas; caso contrário, mesmo tendo recursos, o empresário poderá se ver em dificuldade para sanar as dívidas e conseguir ter lucro.

Calcule corretamente - Sempre que a empresa desejar quitar sua dívida antecipadamente, com instituições financeiras ou fornecedores, fazer o cálculo correto, descontando os juros que seriam pagos pelo restante do período. Adicionalmente, antecipar o pagamento pode ser um bom argumento junto ao credor para obter descontos no valor devido.
 



    Mais Conteúdo