Espante o sono depois do almoço

06/02/2017 13:58:00

Apesar de natural, a conhecida 'moleza' no início da tarde atrapalha o desempenho do trabalho; confira dicas do nutricionista

Divulgação

 

O sono após o almoço é uma reação natural do organismo, resultado da digestão. Mas, essa reação que pode atrapalhar (e muito) o desempenho no trabalho.

Por isso, é importante mudar alguns hábitos para conseguir espantar essa vontade de dar um cochilo, e render mais após o almoço. O nutricionista André Marcel Luchesi diz que atitudes simples, como a escolha dos alimentos leves e menor tempo entre refeições, podem ajudar. Confira!

Escolha alimentos mais leves
Procure sempre evitar a ingestão exagerada de carboidratos como arroz branco, macarrão com molho vermelho e batata frita, por exemplo. Opte pelo arroz integral, mandioca, carnes suína, bovina, frango e peixe. Procure ingerir mais verduras, como almeirão e rúcula, e legumes, como a couve e o chuchu, além de proteínas vegetais, como a soja e o feijão.

Menor tempo entre as refeições
O recomendável é se alimentar mais vezes por dia, com um intervalo maior entre as refeições. É importante consumir café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um lanche leve antes de dormir. Quanto mais vezes você comer, menores as refeições vão ser, o que diminui a energia que o corpo gasta na digestão.

Variações da cafeína
Não é apenas o bom e velho café que possui esta substância capaz de aumentar a capacidade e o tempo de concentração, mas também chá mate, chá verde e chá preto, além do pó de guaraná. Com orientação de um profissional, o consumo dessas bebidas pode ser um aliado.

Não fique parado - Exercite-se
Pessoas fisicamente ativas possuem o sistema cardiovascular mais adaptável aos efeitos da digestão após a alimentação, fazendo com que a sensação de sono seja menor.

Matheus Urenha / A Cidade
Alimentos leves ajudam a evitar o sono pós-almoço (foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

 



    Mais Conteúdo