Almanaque CBN fala sobre educação em áreas de conflito

10/12/2016 11:15:00

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (10), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

André Sotto/CBN Ribeirão
Heloisa Zaruh e Reinaldo Nascimento (Foto: André Sotto/CBN Ribeirão)

A educação já não é boa em condições normais em diversos países. Agora imagine só ter que aprender em regiões que vivem em guerra, tomadas pela destruição? Pois o educador físico e terapeuta social Reinaldo Nascimento rodou o mundo tentando amenizar a dor de crianças e incentivar o estudo.

O entrevistado de Heloisa Zaruh no Almanaque CBN deste sábado (10) cresceu na favela Monte Azul, na Zona Sul de São Paulo, e mora no Jardim Ângela, bairro eleito pela ONU em 1996 como o mais violento do mundo. Voluntário da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, ele atua em intervenções internacionais coordenadas pela organização alemã Amigos da Arte de Educar desde 2012.

Com onze missões e sete países no currículo, como Equador, Nepal, Iraque e Filipinas, Reinaldo usa atividades lúdicas e pedagócias para ajudar na educação e socialização de jovens vítimas de desastres naturais, conflitos religiosos e guerras, entre outros problemas.

Como fazer com que essas crianças não se percam? Quais as principais dificuldades enfrentadas? É possível implantar esse método no Brasil? Perguntas como essa foram respondidas pelo entrevistado, que também detalhou suas diversas experiências mundo afora.

Ouça o primeiro e o segundo bloco do Almanaque CBN deste sábado.



    Mais Conteúdo