Importância do saneamento básico é tema do Almanaque CBN

13/02/2016 15:29:00

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (13), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Vinicius Brino/CBN Ribeirão
Delbon, Massaro e Finotti estiveram nos estúdios da emissora para debater o assunto (Foto: Vinicius Brino/CBN Ribeirão)

O Almanaque CBN deste sábado (13) debateu algo de extrema importância, mas que nem sempre tem a atenção que merece: o saneamento básico, tema da Campanha da Fraternidade 2016, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) na quarta-feira (10).

Mais da metade dos brasileiros não têm direito ao esgoto tratado e quase cinco milhões de crianças morrem por contaminação anualmente, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O assunto também deve ganhar mais força neste ano eleitoral porque a falta de saneamento básico ajuda a disseminar doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. 

 Para falar sobre o assunto, Rodrigo Prioli recebeu o Padre Andre Massaro, assessor da campanha da fraternidade na Arquidiocese de Ribeirão Preto; o ambientalista Paulo Finotti, que é presidente da Sociedade Regional de Defesa do Meio Ambiente (Soderma), vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio Pardo e membro do Conselho Regional de Química; e o especialista em política pública Mateus Delbon, que é coordenador do curso de pós-graduação de gerência de cidades da FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) e diretor do Instituto Ásticos. Por telefone, também participou o presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos.

Ouça a abertura, o primeiro e o segundo bloco do Almanaque CBN deste sábado.



    Mais Conteúdo