Santa Casa não recebe verba para as cirurgias de catarata há um ano

09/02/2016 03:00:00

Prefeitura é responsável por repassar verba do SUS ao hospital; somente cirurgias mais urgentes estão sendo realizadas

Amanda Rocha/Tribuna Araraquara
A Santa Casa arcou com os custos das cirurgias de catarata no ano passado e não recebeu a verba referente a 2016 também (Amanda Rocha/Tribuna Araraquara)

Um impasse entre a Prefeitura e a Santa Casa está impedindo que cirurgias de catarata sejam realizadas em Araraquara. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, mais de 1,5 mil olhos foram operados, ou seja, em torno de 800 pacientes, sem que a verba do SUS (Sistema Único de Saúde) tenha sido repassada.

Já a Prefeitura afirma que a verba não é destinada somente a operações de catarata. Mesmo sem a verba, a Santa Casa “zerou” a fila de espera desse procedimento no ano passado. “Todas as cirurgias de catarata foram custeadas pela própria Santa Casa, que aguarda o ressarcimento”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa do hospital.

Por conta do atraso desse repasse, uma nova fila se formou, mas os agendamentos estão em “classificação de risco”, ou seja, os quadros mais graves têm prioridade em relação aos eletivos. A Santa Casa não cancelou ou adiou as cirurgias, mas está marcando e realizando somente as mais urgentes. Nesta semana, por exemplo, fez uma cirurgia de catarata infantil.

Como a verba do Ministério da Saúde é repassada ao município, cabe à Prefeitura encaminhá-la à instituição. “A Santa Casa reuniu-se com o secretário municipal de Saúde, posto que o município detém a Gestão Plena SUS, para informá-lo, mais uma vez, sobre os atrasos do Governo Federal”, diz a nota.

Outro lado
Procurada pela reportagem da Tribuna, a secretaria municipal de Saúde informou que o valor que a Prefeitura recebe do SUS pode ser aplicado de diversas formas no hospital. “Não existe determinação específica para destinação exclusiva às cirurgias de catarata. Entretanto, quando um mutirão é agendado pelo hospital, a verba pode ser utilizada para esta finalidade”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa.

A Prefeitura também informou que a secretaria de Saúde conversou com a direção da Santa Casa e ficou definido, em comum acordo, que a verba do repasse do SUS será destinada para um mutirão de cirurgias de catarata, que precisa ser agendado.

Catarata deixa visão mais ‘embaçada’
A catarata é uma doença que dificulta muito a pessoa de enxergar. Ela passa a ter visão embaçada, precisa de mais luz para ver com nitidez e ler fica cada vez mais difícil. Isso ocorre por conta da opacificação do cristalino, que é a lente natural do globo ocular, parte do olho responsável pela focalização da visão seja de longe ou de perto.

Normalmente, isso ocorre com idosos, já que a idade avançada é a causa mais frequente da catarata, mas também existem os casos que aparecem logo no nascimento, por contra de algum problema na gestação, como rubéola e sarampo. Além disso, existe a possibilidade dos pais transmitirem a doença para o filho. 



    Mais Conteúdo