Papai Noel se instala hoje no Calçadão e encontra obra inacabada

01/12/2015 11:12:00

Assentos quebrados, buracos e piso solto formam o cenário para a chegada do 'bom velhinho'

Weber Sian / A Cidade
Praça XV: É preciso procurar muito bem para encontrar um banco inteiro

A casinha vermelha já está montada ao lado da Praça XV de Novembro. O Papai Noel se instala hoje no Centro de Ribeirão Preto, com festa de luzes.

Bancos quebrados, buracos, piso solto, entulhos, no entanto, compõem o cenário que dá boas-vindas ao bom velhinho.

As obras do Calçadão serão interrompidas hoje, para as compras de final de ano, que aumentam o fluxo de consumidores na região central.

O que falta da reforma será terminado a partir de janeiro do ano que vem. Depois de quase quatro anos de obras, os lojistas do Calçadão comemoram o primeiro Natal sem tapumes, poeira e buracos.

“Dia 19 de dezembro do ano passado eles estavam aqui arrancando meu piso. Era só poeira. Esse ano eu só tenho que agradecer”, diz José Eduardo Fernandes, proprietário de loja no Calçadão.

Um passeio no local, entretanto, mostra que há muito a ajustar. “Bem feito não tá”, José Eduardo opina.
Na praça, ao lado de onde o Noel vai receber as cartinhas e abraços da criançada, o mato está alto. É preciso escolher para encontrar um banco inteiro.

“Acha que tem condição uma praça assim?”, questiona o sorveteiro José Jordão da Silva, 66 anos, tentando se equilibrar em um banco sem encosto e com metade do assento.

O piso da praça está esburacado, assim como as escadas. O banheiro público não tem pia, torneiras estão quebradas, falta um pouco de tudo.

“Eles acertam uma coisa e pioram a outra”, critica Pedro dos Santos, 60 anos, se referindo às reformas. As obras do Calçadão já estão quase 100% concluídas, de acordo com a Prefeitura.

De fato, o piso já foi assentado e o mobiliário urbano foi instalado. Em volta de alguns postes de energia, no entanto, ainda não há pisos e a demora para plantar as palmeiras foi tanta que na semana em que tudo deveria estar bonito elas estão escoradas com pedaços de madeira.

*Tem fotos de buracos ou de problemas no Calçadão? Envie para a gente, elas podem virar notícia no jornal. Whatsapp (16) 99117-7802.

Weber Sian / A Cidade
O concreto colocado no fim da rua Barão do Amazonas foi levado com a chuva e a via ficou só com pedras. O trabalho, informou a Prefeitura, deverá ser refeito, mas só ano que vem (foto: Weber Sian / A Cidade)

Trânsito impedido
A rua Barão do Amazonas deverá ficar com o trânsito impedido por mais 11 dias para a secagem do concreto, de acordo com funcionários responsáveis pela própria obra.

A Prefeitura diz que a previsão é de sete dias. De toda forma, até a próxima semana, o trânsito pelas imediações continuará conturbado.

“A gente torce para que acabe o mais rápido possível, porque atrapalha muito”, lamenta o comerciante Marcos Matias, que tem uma lanchonete na rua Barão, bem em frente a praça Carlos Gomes. A calçada da rua Barão do Amazonas está esburacada.

Ao lado da árvore de Natal montada na praça, que será iluminada hoje, na festa de boas-vindas ao bom velhinho, um amontoado de entulhos mostra que a obra está longe do fim.

“A gente se pergunta se um dia termina...”, nas palavras de Ivete Gomes Lacerda. Só a partir de 2016, é a resposta oficial.

‘Natal Luz’ começa hoje

 O comércio de Ribeirão abre oficialmente hoje a temporada de Natal, com festa e inauguração da decoração luminosa. 

O evento é iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp)

Às 17h30, já tem atividades para a criançada. O Papai Noel chega às 20h30, com carreata iluminada. 

É ele quem vai ascender as luzes decorativas da praça XV e da Carlos Gomes. Depois, toma posse de sua casinha vermelha, onde vai atender a criançada, receber cartinhas e distribuir abraços. 

A partir de hoje, o comércio do Centro de Ribeirão passa a funcionar das 9h às 22h, de segunda a sábado, e aos domingos das 10h às 17h. 

Apesar das obras inacabadas, os comerciantes comemoram. “Em comparação com o ano passado, está ótimo”, diz José Eduardo  Fernandes. 

A expectativa é de muita venda. “O Calçadão ainda é Calçadão. O fluxo é grande. Só precisa de mais cuidados”, diz o comerciante Lucas Francisco, dono de loja de sapatos.  

Weber Sian / A Cidade
Entulhos fazem parte do cenário da praça Carlos Gomes. Não é só lá. Por todo lado do Calçadão, há caixas, resquícios de obra (foto: Weber Sian / A Cidade)

Obras serão retomadas ano que vem

 A Prefeitura de Ribeirão Preto informou, por meio da assessoria de imprensa, que as obras serão retomadas em 2016, conforme combinado com a Acirp, a Sincovarp e a Amec. 

Entre as pendências, estão a calçada da Barão do Amazonas, o concreto do final da mesma rua, que foi levado com a chuva ficando apenas pedras, a parte elétrica, as obras na Praça XV, o revestimento dos pisos que faltam, entre outros ajustes. 

A parte elétrica, com  a retirada dos postes convencionais, é o principal a ser feito. É preciso, porém, que todos os pontos comerciais estejam aptos a receber ligação de energia individual. 

Em relação ao mato da Praça XV, a Prefeitura informou que tomará providências hoje e em relação ao entulho espalhado por todo lado foi informado que “obviamente será retirado.”



    Mais Conteúdo