Vacina atrasa e campanha contra a raiva é adiada em Araraquara

28/08/2014 08:53:00

Com três casos da doença registrados na cidade, donos de animais são obrigados a pagar pela imunização, que custa R$ 40

Marcos Leandro/Tribuna Impressa
Corina Celoria já usou os serviços gratuitos, porém passou a pagar; validade da imunização da vacina é de um ano. (Foto: Marcos Leandro/Tribuna Impressa)

A campanha de vacinação contra a raiva, que normalmente acontece este mês, foi adiada em 2014. A previsão é que ocorra em Araraquara somente em outubro ou dezembro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, houve um atraso na distribuição das vacinas. Isto faz com que os donos tirem a mão do bolso para que seu animal de estimação esteja imune a esta doença incurável.

Neste ano, Araraquara registrou, de acordo com a Secretaria de Vigilância da Saúde, a doença em um morcego e dois bovinos. Não há registros de mortes em cães e gatos. A data para a campanha, na cidade, ainda é incerta. Porém, segundo a secretaria, os municípios devem aplicar a vacina nos meses de outubro ou dezembro. A prevenção pela vacina é a única forma de prevenção contra a doença, já que não há cura.

Validade

A veterinária Andrea Couto Lopes alerta a população para não deixar de vacinar o animal. “Tem que procurar uma clínica, já que tem esse imbróglio com a campanha. O animal não pode ficar sem a vacina.” Ela lembra que a validade da medicação é de um ano, portanto se foi dada em agosto passado, deve ser tomada neste mês. Caso contrário, o animal fica sem proteção.

“Coloca em risco o animal e o dono também. Por isso a importância de manter a vacina em dia”, afirma.
A raiva é transmitida pela saliva do animal infectado e entra no corpo quando a pessoa é mordida ou a pele está rachada. O vírus vai até o cérebro, onde causa inchaço e inflamação.

Os sintomas da doença, de acordo com a veterinária, são variados. “O animal começa ficar quieto e isolado. Perde força na musculatura e começa a babar muito”, diz. 

Clínicas

A reportagem da Tribuna entrou em contato com clínicas veterinárias e a média do preço da vacina é de R$ 40.

É a opção escolhida por Corina Celoria. Dona de cães e gatos, ela sempre está atenta à data. Ela utilizava os serviços das campanhas anuais de vacinação, porém depois de saber que alguns animais morreram depois de tomar a dose, em 2010, prefere pagar. “Passei a confiar mais nos veterinários particulares e, desde então, pago todas as vacinas.”

Por ter muitos animais, ela não sabe ao certo quanto gasta, mas afirma que a vacina contra a raiva é primordial para manter a saúde dela e dos animais.
“É necessária e me sinto mais segura ao procurar uma clínica particular”, diz. (colaborou Jonatan Dutra) 



    Mais Conteúdo