Planta de biogás inaugurada em Guariba poderá abastecer cidade com 150 mil habitantes

16/10/2020 11:59:00

Projeto é o primeiro do país e utilizará energia gerada por subprodutos da cana-de-açúcar; produção anual será de 138.000 MWh/a

O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) participou, na manhã desta sexta-feira (16), da inauguração de uma planta de biogás de uma usina de Guariba.  Os ministros Ricardo Salles, do Meio Ambiente, Bento Albuquerque, das Minas e Energia e Braga Netto, da Casa Civil, também estavam presentes. O projeto é o primeiro do Brasil a produzir energia limpa, com resíduos da cana de açúcar, e poderá gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. 

A planta deve operar durante o ano todo e os subprodutos reutilizados na geração de energia variam de acordo com o processo de produção da cana de açúcar. Durante a safra, a matéria prima utilizada é a vinhaça, um resíduo que sobra no final do processo de destilação do caldo de cana. Na entressafra, o insumo é a torta de filtro, que é uma mistura de bagaços de cana moídos com iodo.

A construção da planta foi iniciada em 2018 e possui capacidade de produzir 138 mil megawatt-hora. De acordo com a Raízen empresa que desenvolveu a planta, em parceria com a Geo Energética a meta deve ser atingida na próxima safra.

No fim da produção, os subprodutos retornam para a natureza em forma de adubo, e dão início a um novo ciclo de produção.
 

Planta de biogás poderá abastecer cidade com 150 mil habitantes





    Mais Conteúdo