Meteorologista explica motivo das altas temperaturas na região

2020-09-30T12:02:00

Segundo Glauco Cortez, raios solares estão mais intensos no hemisfério sul; especialista cita fenômenos naturais


Na última segunda-feira (28), cidades da região de Ribeirão Preto foram atingidas por uma chuva surpresa, que não havia sido identificada por previsões meteorológicas. Segundo o Agrometereologista Glauco Cortez, essa instabilidade climática é resultado do período de transição causado pela primavera.  

O especialista explica que no começo, a estação pode parecer mais com inverno brasileiro, que é seco. Com o decorrer do tempo, ela se torna um período quente e úmido, quando as chuvas começam a aparecer, ganhando características de verão.  

O especialista relembra que as estações do ano nada mais são que posições da órbita da terra ao redor do sol. Na posição atual do globo, o sol tem iluminando com maior intensidade o hemisfério-sul. Essa maior quantidade de energia altera todo mecanismo de movimentação da atmosfera, e pode causar chuvas inesperadas, como a que atingiu a região. 

Essa conjuntura, junto da tendência de resfriamento da região equatorial do Oceano Pacífico, característica conhecida como La Niña, podem provocar um verão mais instável que o comum na região Sudeste, isso porque o fenômeno no pacífico causa diminuição da umidade e temperaturas amenas. 

(Foto: Denny Cesare/Codigo 19)



    Mais Conteúdo