Família diz que menina morta por dengue em RP teve dores na barriga desde o primeiro atendimento

17/01/2020 08:31:00

A criança foi atendida 3 vezes em unidades de São Simão e Ribeirão antes de hemorragia se agravar

Familiares da menina de 8 anos que morreu por dengue hemorrágica, em Ribeirão Preto, afirmam que ela reclamou de dores na barriga desde o primeiro antedimento, em São Simão.  

Antes de o quadro se agravar e a hemorragia ser constatada, a criança foi levada para três consultas diferentes. A primeira em um posto de saúde em São Simão, onde morava, e as outras duas vezes na UPA de Ribeirão Preto.  

Na UPA, os exames confirmara dengue. A família diz que um médico recomendou que ela tomasse um litro de soro por dia e fizesse o tratamento em casa. Se o quadro piorasse, ela deveria voltar á unidade.  

Foi o que aconteceu. Na quarta-feira (15) ela foi levada novamente ainda com dores na barriga e novamente recebeu soro, de acordo com a família. O quadro evoluiu para hemorragia e, quando ela estava a caminho do Hospital das Clínicas, não resistiu.  

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto disse que até agora não existe indício de negligência no atendimento da criança. Já a Prefeitura de São Simão disse que a paciente não foi diagnosticada com dengue na cidade e que está à disposição da família. 

Maria Gabriela morreu na quarta-feira (16) e tinha 8 anos de idade (Foto: arquivo pessoal)





    Mais Conteúdo