Ribeirão é a sexta cidade do estado com mais criadouros do mosquito da dengue

03/12/2019 11:26:00

Levantamento da Secretaria da Saúde mostra que, por residência, na cidade, são, pelo menos, três criadouros do Aedes aegypti

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que cada casa na cidade de Ribeirão Preto tem, em média, 3,9 focos do mosquito Aedes aegypti e está em alerta para o aumento da proliferação do inseto transmissor da dengue. É a sexta cidade com maior número no estado, somente atrás de São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Araraquara e São Paulo.

Os dados são do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado por agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). O indicador é calculado pelo número de recipientes com larvas do mosquito em 100 imóveis pesquisados. São três classificações: satisfatório (até um), alerta (de um a 3,9) e risco (acima de 3,9).

Ainda de acordo com o levantamento, a proliferação de larvas ocorre, geralmente, em depósitos elevados e não elevados, como sótãos e porões, em vasos de plantas, garrafas PET, potes plásticos, calhas, lajes, piscinas e pneus. Além de toldos, entulhos e sucatas.  

Aedes (Foto: Pixabay)







    Mais Conteúdo