Ribeirão Preto confirma primeiro caso de sarampo no ano

03/08/2019 08:14:00

Secretaria Estadual não divulgou informações sobre o paciente; Prefeitura faz coletiva de imprensa sobre o assunto nesta segunda

O primeiro caso de sarampo em Ribeirão Preto foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde na tarde dessa sexta-feira (2). As informações do paciente, no entanto, não foram informadas pela pasta. 

Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura vai fazer uma coletiva de imprensa para detalhar o assunto. Vão participar da entrevista o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, Luzia Márcia Romanholi Passos. 

Desde o início do ano, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou 633 casos da doença em São Paulo e, só na capital, são 484 registros.

A única forma de prevenção da doença é através da vacinação.  A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é oferecida gratuitamente durante todo ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

 Ela é indicada para crianças de até 12 meses, que devem tomar outra dose de reforço a partir dos 15 meses de idade. Só não devem ser vacinadas gestantes e pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer.

Devem ser imunizadas pessoas que ainda não tomaram as duas doses da vacina na infância e na adolescência, e quem não tem certeza se já tomou as duas doses. 

Sarampo: primeiro caso é confirmado em Ribeirão





    Mais Conteúdo