cotidiano


| Da Redação CBN Ribeirão

Almanaque CBN debate os prós e contras do parto por cesariana

Projeto de Lei propõe que a gestante possa optar pelo parto de cesárea mesmo sem indicação médica

No próximo mês a Assembleia Legislativa de São Paulo deve votar o Projeto de Lei 435/ 2019, de autoria da deputada Janaina Paschoal (PSL), que propõe que gestantes assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam optar pelo parto de cesárea, mesmo sem indicação médica. O assunto tem gerado polêmica e para enumerar os prós e contras da proposta o Almanaque CBN deste sábado (13) debate o assunto.

A cesárea é um procedimento cirúrgico criada para poupar a mãe e o bebê de possíveis riscos gerados pelo parto normal. O que acontece no Brasil é que há um índice muito grande de cesáreas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número ideal de procedimentos deste tipo deveria girar em torno de 15%, mas no país as cirurgias passam da casa de 52%. 

O assunto é polêmico e delicado e para analisar todos os pontos, o Almanaque CBN convida especialistas sobre o tema. Compõem a bancada do programa a psicóloga e doula Eleonora de Deus Moraes Bianchi e a médica do departamento de ginecologia e obstetrícia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Tatiana Prandini. 

Com apresentação de Lis Canello, ouça o primeiro e o segundo bloco do programa deste sábado. 

Almanaque CBN debate os prós e contras da cesárea