cotidiano


| Da Redação CBN Ribeirão

Família de Davi Miguel voltará para o Brasil no fim de março

Garoto de 4 anos, que sofre de problemas no intestino, aguardava por um transplante em Miami, nos Estados Unidos

Depois de três anos nos Estados Unidos, os pais de Davi Miguel Gama devem voltar ao Brasil na próxima semana. O garoto, hoje com 4 anos, tem uma síndrome que afeta as funções do intestino e buscava um transplante para a cura da doença.  

A família, que mora em Franca, arrecadou cerca de R$ 1,5 milhão para o realizar o tratamento em Miami (USA), mas a cirurgia não foi realizada. 

- Vamos voltar para São Paulo de inicio e ele vai ser encaminhado para o Hospital Menino Jesus para passar por alguns exames e continuar o tratamento em casa. A intenção é voltar para Franca em seguida - conta o pai, Jesimar Gama.  

O diagnóstico foi feito por médicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, mas uma trombose impossibilitou a inserção de Davi na fila nacional de transplante.  

- Creio que se ele não tivesse vindo para cá teria sido pior. Aqui [Miami] foi bom, eles sabem o que fazem. Assim que chegamos aqui fomos para casa. Eu acredito que se continuássemos no Brasil, ia demorar muito para ele voltar para casa - completa Gama.  

Uma equipe médica autorizou a volta da família em um voo comercial. As passagens serão custeadas pelos pais do menino, e devem ser reembolsados pelo Governo Federal.  

A reportagem da CBN Ribeirão entrou em contato com o Ministério da Saúde. Por meio de nota, a pasta disse que recebeu no final de fevereiro o relatório médico do paciente Davi Miguel. O processo foi encaminhado para a área responsável e as providências finais para o retorno da criança ao Brasil estão sendo tomadas.   

"Em relação à volta do paciente e da família, o Ministério da Saúde solicitou que a família do paciente realize a aquisição das passagens aéreas e posteriormente encaminhe à pasta o recibo do valor despendido para reembolso", diz a nota.

Menino Davi Miguel e a família devem embarcar de volta ao Brasil no próximo dia 21