cotidiano


| ACidadeON/Ribeirao

Bateu aquela fome? Que tal uma tradicional dobradinha?

ACidade ON foi conferir a receita de família que é destaque no Empório Brasília, bar que era o preferido do Sócrates

  
Localizado há mais de 40 anos no centro de Ribeirão Preto, o Empório Brasília é um bar conhecido por possuir um cardápio recheado de iguarias.

Pratos como, rabada, torresmo e jiló com fígado são preparados pelo casal Márcio e Eliane Palandri, proprietários do empório. O local também é famoso porque era um dos bares preferidos do ex-jogador Sócrates, falecido em 2011.

Mesmo com tantas opções, o prato mais pedido pelos clientes, segundo Eliane, é a dobradinha. Uma receita de família que antes era produzida apenas às sextas-feiras e que, hoje, faz parte do cardápio diário.

Eliane conta que foram anos de aperfeiçoamento até chegar ao prato ideal. Até mesmo o público jovem que antes torcia o nariz para o prato, faz questão de pedir.

"A receita começou há mais de 40 anos com meus pais. Eles faziam de um jeito bem simples, com o tempo fomos melhorando e adicionando ingredientes. Até mesmo um queijo mineiro ralado é colocado por cima para dar um toque a mais no prato. As pessoas comem com os olhos e quando percebem que é dobradinha ao invés de rejeitar, ficam doidos para experimentar. É um sucesso", garantiu.

Os empresários não fizeram mistério e ensinaram o passo a passo para você preparar a dobradinha ai na sua casa.

Ingredientes:
1 kg de bucho bovino
400 gramas de tomate maduros para molho
200 gramas de bacon
200 gramas de calabresa
Folhas de louro á gosto
4 cabeças de alho
Pimenta dedo de moça.
Colorau
Limão
Cheiro verde
Queijo ralado do tipo mineiro

Modo de preparo:
Limpe bem o bucho bovino. Em seguida, corte em tiras e cozinhe durante 40 minutos mergulhado em água com dois limões espremidos. Em outra panela, frite o bacon a calabresa e o alho. Acrescente uma colher de colorau, incluindo também as folhas de louro e os tomates picados. Deixe refogar e em seguida coloque o bucho já cozido na panela. Mantenha em fogo baixo até o molho ganhar consistência.
Para acompanhar, sirva com arroz branco, pão e molho de pimenta. A porção serve até quatro pessoas.

(Neto Túbero com supervisão de Marcelo Fontes)