Motoristas precisam 'se vestir' de prudência, diz coordenador de trânsito

24/09/2018 15:21:00

Nilson Carneiro reforça que 95% dos acidentes ocorrem por falha humana; veja vídeos

 
Distração, imprudência e desrespeito às leis de trânsito são protagonistas quando se fala em acidentes em Araraquara. Das ocorrências registradas, pelo menos 95% são resultantes de falhas humanas, segundo o coordenador municipal de Mobilidade Urbana Nilson Carneiro.  

Na opinião dele, os motoristas precisam se vestir de prudência e ter paciência no trânsito. "Respeitar as leis e as sinalizações são receitas para evitar acidentes. Ninguém perde tempo esperando no semáforo, pelo contrário, se ganha vida", reforça ele.  

O coordenador diz que acidentes como o registrado na manhã do último domingo (21), onde um homem de 54 anos morreu, poderiam ser evitados, se os motoristas respeitassem a sinalização existente.  

O último acidente fatal aconteceu em na Rotatória da Honda, que fica na Avenida Padre José de Anchieta, no Jardim Higienópolis. No vídeo das câmeras de segurança de um comércio é possível ver que a condutora do veículo Celta, branco, uma idosa de 66 anos, ultrapassa a sinalização de PARE quando o semáforo está aberto para quem segue pela Padre Anchieta. O mototaxista, condutor da motocicleta, não consegue desviar e os veículos colidem. Com o choque o condutor e o passageiro da moto são arremessados. José Heleno dos Santos, de 54 anos, estava na garupa da moto e acabou morrendo no hospital. O motorista da moto, um mototaxista de 27 anos, está internado na Santa Casa e seu estado é estável.   

 
Dias antes deste acidente, na última quarta-feira (19), outra colisão foi registrada pelas mesmas câmeras. No vídeo também é possível ver que a motocicleta, que segue pela Avenida Padre José de Anchieta passa no semáforo verde e o carro não respeita o PARE.
"Claro que a sinalização da via é de extrema importância, mas em geral, não é a falta dela que gera o acidente. No acidente que teve na Via Expressa, no mês de agosto, o vídeo também é claro e mostra a motorista do carro entrar em uma via de trânsito rápido na terceira faixa", esclarece Carneiro.  

No dia 14 de agosto Éric Garcia Fusco, de 29 anos, morreu após colidir com sua moto em um veículo, na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa).  

 
Rotatória da Honda
Os consecutivos acidentes na 'rotatória da Honda' têm assustado os motoristas, que pedem providências. "Acidentes neste ponto são comuns, os motoristas não respeitam a sinalização. É uma vergonha", diz Alessandra Carolina de Carvalho, de 40 anos, que já foi vítima de um acidente nesta mesma rotatória.   

 
Para os motoristas que passam pelo local seria necessária uma medida da Coordenadoria de Trânsito para melhorar as condições da rotatória, que tem semáforo somente na avenida principal. "Vamos enviar uma equipe para o local e faremos mudanças se forem necessárias", diz Nilson Carneiro.  

Segundo ele, haverá modificações em outros pontos da cidade, como no cruzamento da Avenida Barroso com a Avenida Castro Alves (16), onde há semáforo em apenas uma das vias. "Estamos abertos para melhorias", diz ele.  

Números que assustam
Um levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) mostra que em Araraquara, de janeiro a agosto, 29 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito, sejam nas vias municipais quanto nas rodovias.  

Das mortes registradas, onze envolviam motocicletas; nove pedestres; oito automóveis e um bicicleta. Entre os óbitos a maioria tem entre 30 e 34 anos.  





    Mais Conteúdo