Rede de proteção possibilita transformação ao decorar parede

24/09/2018 09:21:00

Revestidas, as paredes imprimem personalidade e originalidade a ambientes da CasaCor Ribeirão

Mais criatividade, menos tecnologia: Utilização de recursos simples fazem do quarto da criança um ambiente, acima de tudo, lúdico (foto: Gustavo Semeguinni / divulgação)

A rede de proteção ganha nova função e confere a possibilidade de transformação da parede, acompanhando os desejos e o crescimento da criança. Essa é a proposta dos arquitetos Mariana Hetem e Pedro Conde, ao usá-la no Quarto da Criança, na CasaCor Ribeirão.  

"Com a tela conseguimos não só o efeito da textura, como a mobilidade na decoração, uma vez que a criança tem a autonomia de decorá-la de acordo com sua vontade ou fase de vida", comenta Mariana.  

Além da textura e do efeito com as sombras, conceitualmente, a tela se relaciona com as luminárias Pescador por lembrar uma rede de pesca e remeter ao universo da pescaria, muitas vezes, apreciado pelos pequenos.   

Mariana destaca que a tela é um elemento conhecido, mas reprovados por muitos esteticamente. "Nesse projeto demos um uso mais interessante para esse material. Assume o papel de textura e funcional, como um painel", define.  

Um espaço sem gênero, singular, acolhedor e surpreendente. "Queríamos um ambiente que incentivasse a criatividade com menos tecnologia, um quarto de criança que fosse, acima de tudo, lúdico.  Enxergamos a possibilidade de criar algo fora do usual, com mobiliário não especificamente infantil, mas que no contexto, contribui para criar uma atmosfera lúdica", define a arquiteta.  

Entre as peças, valorizando o design nacional, a poltrona Mexerica do Estúdio Bola estruturada com gomos, que ganhou revestimento em lona, confere conforto e segurança por não possuir quinas.  

Já as luminárias Pescador, produzidas a partir de cestos de pesca, eucalipto e flores de bougainville desidratadas, contribuem para criar um ambiente encantado e, se transformam, conceitualmente, nas copas das árvores ilustradas no painel de parede com temática de fauna brasileira, aplicado sobre as portas do armário.  

"A iluminação é um dos destaques do projeto. No hall de entrada, as luminárias de papel da Iluminoo criam textura no teto e causam impacto nos visitantes", diz Mariana.    

Painel azulão traz desenhos inspirados nos veios da folha (foto: Felipe Araújo / divulgação)

Painel azulão traz desenhos inspirados nos veios da folha  

Os painéis em azulão de MDF desenham as paredes e dão movimento e personalidade à Varanda Contemple o Belo, assinada por Sarita Ávila. A marcenaria, que traz desenhos artísticos inspirados em folhagens, remete ao tema Casa Viva e emoldura o ambiente de 47 m², um refúgio que oferece sensação de bem-estar.  

"O painel surgiu da observação do desenho interno de uma folha, reproduzindo os veios. A cor azul confere um ar de Toscana", detalha Sarita.
Além da função estética, o painel azulão armazena toda a fiação elétrica do ambiente e estrutura necessária a automação.  

Na outra face do ambiente, a parede é construída com cobogós, que através do elemento vazado criam formas contemporâneas no piso com a entrada da luz natural, despertando os sentidos. "O cobogó permite a luz natural e ao mesmo tempo confere privacidade. Decora e chama o olhar para o interior do ambiente", comenta.  

O espaço ganha ainda mais frescor e preciosidade com o piso verde esmeralda. "Remete ao passado, à natureza e a sensação de água", explica Sarita.   

Concreto arquitetônico faz releitura de técnica japonesa (foto: Felipe Araújo / divulgação)

Concreto arquitetônico faz releitura de técnica japonesa  

Um jovem bem informado, moderno e elegante. Foi a inspiração de Eliana Santos Caramurú e Fabíola Affonso Caramurú para projetar o Espaço de Jovem Irreverente. "Pensamos no desejo do jovem ter um espaço diferenciado, daí o uso de revestimento e pouco mobiliário, que proporcionasse a ele um espaço de refúgio e aconchego", comenta Eliana.  

As paredes revestidas com concreto arquitetônico, que remete a uma madeira queimada, ganham destaque e dão o tom ao espaço. "É uma releitura de uma técnica tradicional japonesa de mais de 300 anos que se chama Shou Sugi Ban, que trata a madeira para protegê-la do ataque de insetos, da umidade e do fogo", explica a arquiteta.  

O tema da mostra, Casa Viva se traduz na escultura do artista araraquarense Aracê, criada exclusivamente para o ambiente. A obra traz uma figura humana com cabelos preenchidos por 250 mudas de suculentas.  

"A localização dela no espaço é estratégica, desperta a curiosidade de conhecer o ambiente", diz. Para as profissionais, o desafio do projeto foi transformar um espaço de passagem com cinco portas em um ambiente funcional, belo e acolhedor. "A disposição espacial favorece a percepção de espaço vivo e dinâmico, que o torna mais atrativo", finaliza Eliana.    

Contemplação da natureza (foto: Felipe Araújo / divulgação)

Contemplação da natureza  

A arquiteta Roberta Oliveira agregou arte e originalidade à parede do Lavabo La Fenêtre, ao revesti-la com uma fotografia de Ana Isméria. O espelho esguio sobrepõe uma das janelas do Museu do Louvre, em Paris, feitas a partir da técnica de colagem digital sobre a paisagem em Fort Lauderdale. A caixa em MDF emoldura a paisagem. "Como quem olha pela janela uma linda paisagem lá fora, assim nasceu a ideia central deste La Fenêtre: "A Janela" em francês. Trazendo a contemplação da natureza para esse espaço", comenta Roberta.  

Serviço  

1ª CASACOR Ribeirão Preto
A CasaCor Ribeirão Preto vai até 30 de setembro, na rua Garibaldi, 2.760, no Alto da Boa Vista.
A mostra pode ser visitada às terças, quartas, quintas e aos domingos, das 15h às 21h; sextas e sábados, das 15h às 22h.
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) pelo site ingressorapido.com.br 

Palestras 

A CasaCor Ribeirão promove palestras com profissionais convidados, na área de eventos da mostra.
Dia 25, às 17h Marcelo Lima
Tema: Arquitetura e design de interiores os sinais de tendências das Design Weeks do 2º semestre.

Dia 26, às 17h Maysa Pettes, Inês Aquino e Dulce Figueiredo Ferraz
Tema: A arte e o design de interiores

Dia 27, às 17h Lívia Neves - Gerente de Sustentabilidade da Leroy Merlin, Thais Firmino e Gustavo Frenhi da Ecovivere
Tema: Sustentabilidade.



    Mais Conteúdo