Postos de Saúde de Ribeirão Preto ficam sem vacina da meningite

22/09/2018 08:36:00

Informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde que alegou que desde julho o fornecimento dessa vacina tem sido instável

Zona Oeste: UBS do Adão do Carmo está sem a vacina desde terça-feira (foto: Firmino Luciano Piton / A Cidade - 01.abr.2014)

Os postinhos de saúde de Ribeirão Preto estão sem a vacina meningocócica C desde o início desta semana. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde que alegou que desde julho o fornecimento dessa vacina tem sido instável por problema de abastecimento do Ministério da Saúde.  

Neste mês de setembro, segundo a pasta, nenhuma dose foi recebida. Em média, a cidade recebe 3 mil doses por mês, segundo a Secretaria da Saúde.  

"Lembrando que todas as vacinas, incluindo a meningocócica C conjugada, são fornecidas pelo Ministério da Saúde, não são adquiridas pelo município. Esse mês não fomos informados pelo ministério sobre a falta dessa vacina e nem recebemos previsão de entrega", informou.  

O técnico em informática Marcelo Nunes, 47, levou a neta Manuella, 5 meses, ao posto de saúde do bairro Adão do Carmo Leonel (zona Oeste) na terça-feira (18) e já não encontrou a vacina contra meningite. "É ridícula essa situação. Me informaram que não tinha também nos outros postos, que vou ter que esperar. Só pegaram meu telefone e falaram que vão me ligar quando a vacina chegar", reclamou.  

O Ministério da Saúde informou, que a distribuição da vacina está sendo normalizada após atrasos na entrega pelo laboratório, mas não deu previsão de quando as doses estarão disponíveis novamente em Ribeirão Preto.

Esquema  

A vacina meningogócica C faz parte do calendário nacional de vacinação, sendo administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses.



    Mais Conteúdo