Mesmo com Prefeitura pagando em dia, aumentam licitações desertas

16/08/2018 07:55:00

A Cidade realizou um levantamento por meio do Diário Oficial do Município que apontou que 25 licitações terminaram sem interessados entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2018

Palácio Rio Branco, sede da prefeitura de Ribeirão Preto (foto: Fábio Melo / A Cidade)


A Prefeitura de Ribeirão Preto já deixou os problemas de atraso de pagamento no passado, mas isso não foi suficiente para evitar que licitações terminassem sem empresas interessadas. Muito pelo contrário, o número de certames desertos aumentou.  

A Cidade realizou um levantamento por meio do DOM (Diário Oficial do Município) que apontou que 25 licitações terminaram sem interessados entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2018. No mesmo período do ano passado, foram 14 licitações desertas.
Os setores afetados são os mais variados e o problema atinge todas as modalidades de licitação.
 
Até o ano passado, o Executivo Municipal falava que os problemas nas licitações eram pela fama de má pagadora da Prefeitura - assim que assumiu, o governo Duarte Nogueira (PSDB) disse que herdou uma dívida de R$ 315,2 milhões de restos a pagar da gestão Dárcy Vera (PSD).

Prefeitura  

O Executivo, por meio de sua assessoria, diz fazer outra leitura da situação. "Considerando a quantidade de licitações, o número levantado demonstra que houve queda em relação ao número de licitações desertas dos anos anteriores. Fato este que se deve ao aperfeiçoamento dos procedimentos licitatórios e à recuperação da credibilidade do Município perante os fornecedores", informou a Prefeitura através de nota.  

Na resposta, porém, o Executivo Municipal não cita qual o total de licitações realizadas no período citado. A Secretaria da Fazenda informou ainda que "até o dia 30 de julho de 2018, todos os débitos com fornecedores liquidados foram pagos".  

Veja exemplos de licitações desertas  

- COMUNICADO
Pregão Presencial nº 043/2017
Processo de Compra nº 987/2017
Objeto: Aquisição de Combustíveis (Diesel Comum, Diesel S-10 e Gasolina Comum).
Afonso Reis Duarte, Diretor Superintendente do DAERP (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, torna público que a licitação sob modalidade Pregão Presencial nº 43/2017, foi DESERTA, considerando-se a ausência de empresas interessadas no objeto.
Ribeirão Preto, 04 de janeiro de 2018
AFONSO REIS DUARTE
Superintendente DAERP 

- COMUNICADO
Pregão Eletrônico nº 0014/2018
Processo de Compra nº 0044/2018
Objeto: Aquisição de kits de VDRL para realização do exame de VDRL amplamente utilizado no diagnóstico de sífilis, conforme descrito em Edital e seus anexos, para Secretaria Municipal da Saúde, Laboratório Municipal.
Paulo Augusto Saraiva, Pregoeiro, torna público e para conhecimento de quem possa interessar, que a licitação acima descrita foi julgada DESERTA, visto a ausência de licitantes interessados no presente certame.
Ribeirão Preto, 20 de março de 2018
PAULO AUGUSTO SARAIVA
Pregoeiro 

- COMUNICADO
Convite de Preços nº 001/2018
Processo de Compra nº 073/2018
Objeto: Contratação de empresa especializada para elaboração e execução de Projeto Técnico e demais procedimentos necessários para expedição do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para Secretaria Municipal da Saúde, conforme descrito em Edital completo.
A Comissão Municipal de Licitação, torna público e para conhecimento de quem possa interessar, que a licitação acima descrita foi julgada DESERTA, visto a ausência de licitantes interessados no presente certame.
Ribeirão Preto, 21 de março de 2018
JOSELITO CAMPOS DA SILVA
Presidente da Comissão Municipal de Licitação 

- COMUNICADO
Pregão Eletrônico n 0150/2018
Processo de Compra nº 0431/2018
Objeto: Contratação de empresa para execução de instalação de sistema de refrigeração e isolamento térmico em veículos, conforme descrito em Edital e seus anexos, para Secretaria Municipal de Assistência Social.
Paulo Augusto Saraiva, Pregoeiro, torna público e para conhecimento de quem possa interessar, que a licitação acima descrita foi julgada DESERTA, visto a ausência de licitantes interessados no presente certame.
Ribeirão Preto, 24 de julho de 2018
PAULO AUGUSTO SARAIVA
Pregoeiro 

- COMUNICADO
Pregão Eletrônico nº 34/2018
Processo de Compra nº 04-2018/011641-2
Objeto: Fornecimento de Refeições tipo Marmitex e Lanches.
Afonso Reis Duarte, Diretor Superintendente do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto - DAERP, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, torna público que a licitação sob a modalidade Pregão Eletrônico nº 034/2018 foi deserta, face a ausência de empresas interessadas nos objetos.
Ribeirão Preto, 07 de agosto de 2018
AFONSO REIS DUARTE
Superintendente DAERP 

Acirp vai criar serviço de divulgação de licitações  

Para o A Cidade, a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) informou que vai criar um sistema de divulgação de licitações. "A Acirp está criando um serviço para divulgar as oportunidades existentes nas licitações de Ribeirao Preto. Muitas empresas desconhecem ou não têm interesse nesse mercado, que é muito grande, mas tem muitas exigências diferentes", explicou Dorival Balbino, presidente da entidade.  

"O planejamento desse trabalho teve início dois meses atrás e vai ser implantado porque em nossas pesquisas identificarmos uma recuperação na confiança dos fornecedores na capacidade da Prefeitura de pagar suas compras", concluiu Balbino. 

Pregão eletrônico  

O Daerp também vem sendo afetado pela licitações desertas. A autarquia tem dificuldade para comprar motocicletas e até para conseguir marmitex para os funcionarios.  

"Desde o início de 2017, o Daerp mudou radicalmente os processos licitatórios, conferindo maior transparência", apontou o superintendente Afonso Reis Duarte. "Certamente, pela preferência dada ao pregão eletrônico, a maior parte de forncedores tem sido de outras cidades", analisou Afonso.



    Mais Conteúdo