cotidiano


| ACidadeON/Ribeirao

HC e USP realizam a 20ª Campanha Nacional da Voz em Ribeirão Preto

Confira a programação da campanha que ocorre de 16 a 19 de abril


Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16), o Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da USP realizam de 16 a 19 de abril a 20ª Campanha Nacional da Voz em Ribeirão Preto.  

O tema deste ano é "Seja amigo da sua voz" e o objetivo da ação é difundir a informação relacionada ao uso e aos cuidados da voz, além de conscientizar a população sobre os principais problemas de saúde vocal.  

Entre 16 e 19 de abril, das 8h às 16h30, uma força-tarefa formada por professores, fonoaudiólogos, alunos do curso de fonoaudiologia e profissionais do Hospital das Clínicas estarão na Praça XV de Novembro, no Centro da cidade, para orientar a população e realizar avaliações da voz.  

Os casos suspeitos ou aqueles que precisarem de tratamento serão encaminhados ao Ambulatório de Laringologia e Voz do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, para atendimento entre os dias 18 e 25 de abril, das 12h30 às 16h30.  

No ano passado, cerca de 7 mil casos novos de câncer de laringe em homens e 770 em mulheres foram diagnosticados só no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).  

Contudo, quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer tem bom prognóstico com alto percentual de cura (de 80% a 100%).  

PROGRAMAÇÃO  

- 16 de abril, das 13 às 14h. Palestra " O poder da comunicação: técnicas para melhorar a oratória no meio profissional" com a Fonoaudióloga Luíza Olivan. Salão Nobre Lucien Lison, FFCLRP.  

- 16 de abril, das 18 às 18h40. "Oficina de Aquecimento Vocal e Triagens Vocais" com as professoras Tatiane Jorge e Aline Wolf. Casa da Ciência.  

- 17 de abril, às 12h. Apresentação do Coral de Vozes do HC e orientação de saúde vocal com a fonoaudióloga Maria Cecília Marcon. Praça da Amizade do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP).  

- 18 de abril, às 12h. Flash Mob e palestra com a fonoaudióloga Maria Cecília Marcon. Restaurante Universitário.  

- 18 de abril, às 12h30. Palestra "Câncer de laringe: o que devo saber?", com a fonoaudióloga Maísa Estrela. Bloco Didático da FMRP.  

- 18 de abril, às 19h. Fonoaudiologia no Teatro. Aquecimento vocal e orientações de saúde vocal. Teatro Municipal de Ribeirão Preto.  

- 19 de abril, às 13h. Palestra "O poder da comunicação: técnicas para melhorar a oratória no meio profissional". Fonoaudióloga Maísa Estrela. Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

Veja também