cotidiano


| ACidadeON/Ribeirao

Segunda cirurgia das siamesas deve ser antecipada para 19 de maio

Confirmação da data depende da presença de neurocirurgião norte-americano referência mundial nesse tipo de procedimento

 

A segunda cirurgia para separar os crânios das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 1 ano e 8 meses, deverá ser antecipada para o dia 19 de maio. A data inicial prevista era 26 de maio.  

Segundo Jayme Farina Junior, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP e membro da equipe, a confirmação da data só depende da presença do neurocirurgião norte-americano James Goddrich, do Montefiore Medical Center, hospital de Nova York referência nesse tipo de procedimento. Esse é o 9º caso semelhante em que Goddrich participa.  

De acordo com Farina Junior, a expectativa é que o profissional estrangeiro participe de todas as quatro fases da cirurgia.  

Segundo o médico, as irmãs estão em ótimo estado de saúde e receberam alta do hospital cerca de uma semana após a primeira cirurgia, realizada no dia 17 de fevereiro com sucesso.  

Na primeira cirurgia, os médicos começaram a fazer a separação das veias do cérebro após um corte de aproximadamente 15 centímetros na parte superior das testas das siamesas. No segundo procedimento, em maio, os médicos devem continuar a fazer a separação das veias dos dois cérebros que estão entrelaçadas.  

Farina Junior explica que a terceira cirurgia será um pouco diferente das duas primeiras porque, além da separação, os médicos devem colocar expansores de tecido debaixo do couro cabeludo das pacientes. O procedimento visa ampliar a área do couro cabeludo para que haja mais pele para recobrir os crânios.  

A quarta e última cirurgia que fará a separação total dos crânios, prevista para ser realizada em novembro, deverá fazer a equipe de cirurgia plástica utilizar pele das coxas e da região próxima à nuca das irmãs para recobrir o cérebro de ambas.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN Ribeirão Preto. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN Ribeirão Preto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também