O Mapa do Crime: Reportagem especial faz raio-x da criminalidade em Ribeirão

02/08/2015 14:03:00

Enquanto na zona Norte há mais homicídios, região Oeste concentra mais flagrantes de tráfico

arte
O Mapa do Crime

A criminalidade em Ribeirão Preto apresenta delimitações bem definidas em cada região da cidade. É o que mostram os dados da Secretaria da Segurança Pública referentes aos crimes registrados entre janeiro do ano passado e junho deste ano.

LEIA MAIS:
Zona Norte lidera em homicídios
Tráfico domina a Zona Oeste
Furtos incomodam Centro e Zona Sul
Cidade precisa de plano de segurança
 

Durante o período, a zona Norte concentrou quase a metade dos homicídios – dos 71 assassinatos, 35 aconteceram na região.

O especialista em segurança José Vicente da Silva considera que o maior número de assassinatos tem a ver com a carência das regiões e é enfático: não basta a ação da polícia, é preciso que sejam implantados Planos e Conselhos Municipais de Segurança para coibir a criminalidade.

O assunto estará presente no último painel do Agenda Ribeirão 2015, na próxima sexta-feira, dia 7, com uma discussão sobre a violência e seu impacto na sociedade (leia mais abaixo).

Nos bairros da zona Oeste, a predominância ficou para o tráfico de drogas. Dos 1.237 flagrantes, 702 (57%) foram na região.

O delegado Antônio Sérgio Pereira, que responde atualmente pela Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), explica que o maior número de flagrantes de tráfico nessa região pode ser explicado pela proximidade com a rodovia Alexandre Balbo (Anel Viário Contorno Sul de Ribeirão).

“Os bairros da zona Oeste estão em uma rota de entrada e de saída que facilita o acesso e também as fugas, existe uma maior liberdade. Neste caso, a fiscalização cabe à Polícia Rodoviária”.

A Polícia Militar informa que promoveu um reforço no policiamento, desde o final do ano passado, com efetivo que aderiu ao “bico oficial” na folga. A Polícia Civil, por sua vez, destaca que vem aumentando a elucidação de crimes mais graves, como homicídios.

Na região central, 2.423 furtos ocorreram entre janeiro de 2014 e junho deste ano – representam 13% do total.

A zona Leste, por sua vez, tem predominância de furtos de veículos – 15,43% do total. Na zona Sul, no entanto, o índice é bem maior: 25% dos carros furtados em Ribeirão desde o início do ano passado estavam na região.

“Fico bem esperto com relação ao meu carro, dizem que tem muito furto de veículo. Procuro não deixá-lo na rua e olho em volta antes de estacionar”, afirma o vendedor de uma loja de suplementos na zona Sul, Israel Guimarães de Oliveira, 24 anos.

Agenda discute violência - O terceiro e último painel do Agenda Ribeirão 2015 será realizado na próxima sexta-feira, dia 7. Desta vez, o tema em discussão será a violência e o modo como impacta nas cidades e nas pessoas.

O painel Morar terá como palestrante convidado o diretor-executivo do Instituto Sou da Paz, Ivan Marques, que vai falar sobre os reflexos da violência na sociedade.

Além dele, já estão confirmados como debatedores o economista e gerente de projetos do Instituto São Paulo contra a Violência, Mário Vendrell Royo, e o promotor de Justiça do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), Leonardo Romanelli.

O painel Morar e o debate sobre violência, segurança pública e os impactos na sociedade fecha o Agenda Ribeirão 2015. O evento teve início no dia 17 de julho, com o painel Produzir, que discutiu a crise econômica no País e os efeitos na região de Ribeirão Preto. O palestrante convidado foi o economista Eduardo Giannetti da Fonseca.

No dia 24 de julho, o painel Viver discutiu a crise hídrica e elétrica do País, com a palestra do gerente de Articulação e Comunicação da ANA (Agência Nacional de Águas), Antônio Félix Domingues. (Leia também, na edição de hoje, um tabloide de 12 páginas que destaca os principais pontos abordados nesse debate).

O painel Morar será realizado no auditório Meira Júnior, no subsolo do Theatro Pedro II, das 8h30 às 12h30. As inscrições para participar do evento são gratuitas.

Mais informações: www.agendaribeirao.com

 

 

 

 



    Mais Conteúdo