Abastecimento de água é normalizado no Centro de Ribeirão Preto

20/04/2015 16:18:00

Moradores e comerciantes foram surpreendidos pela água com coloração amarelada e forte odor na última sexta-feira (17)

F.L. Piton / A Cidade
Água com coloração amarelada chegou a residências e ao comércio do Centro (foto: F.L. Piton / A Cidade)

O abastecimento para cerca de 30 mil moradores e comerciantes de parte da região central de Ribeirão Preto foi normalizado no final da tarde de domingo (19), após eles serem surpreendidos pela água com coloração amarelada e com odor na última sexta-feira (17).

A orientação do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) é que seja feita a limpeza preventiva das caixas d’água antes de o consumo ser retomado.

A autarquia explica que as caixas devem ser esvaziadas e depois lavadas por duas vezes, com a utilização do lado menos áspero de uma bucha de cozinha.

Desde o último sábado, as amostras colhidas começaram a apontar normalidade na cor e na qualidade da água, mas, por precaução, o abastecimento foi restabelecido somente no final da tarde de domingo. 

Enquanto vasculhava a rede e fazia intervenções, o Daerp desligou três poços – Jardim América, Sumaré e Schmidt – que abastecem o quadrilátero afetado. Ao todo, 9 mil ligações de água na área compreendida entre as ruas Bernardino de Campos e Lafaiete e Marechal Deodoro até Garibaldi foram prejudicadas.

Na última sexta-feira, quando o problema foi detectado, o Daerp fez uma série de descargas de água com excesso de cloro para lavar por dentro a tubulação. Para ser feito o procedimento, foi utilizada parte da capacidade do poço da avenida Francisco Junqueira.

A hipótese inicial é que a contaminação se deu por conta de uma ferrobactéria, proveniente da degradação dos tubos de ferro que conduzem a água na região central de Ribeirão Preto. As causas, no entanto, seguem em investigação. O Daerp segue monitorando a área como forma de prevenção.

Se tiverem qualquer dúvida sobre a limpeza das caixas ou necessidade de caminhões-pipa, os moradores devem ligar para 115. A central telefônica do Daerp funciona todos os dias, das 7h às 22h.
 



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