Terminal no José Sampaio, em Ribeirão Preto, é aprovado

29/10/2016 13:30:00

Apesar do atraso, moradores do bairro e usuários do transporte público reconhecem melhorias trazidas pela obra

Terminal leva o nome do ex-vereador, deputado estadual e jornalista falecido em 2010 (Foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

 

A aprovação é unânime: os três moradores do José Sampaio, zona Oeste de Ribeirão Preto, entrevistados pelo ACidade ON concordam que a construção do Terminal Urbano Francisco Luciano Lepera só trouxe benefícios ao bairro – inclusive mudanças no trânsito.

Dois semáforos foram implantados, além do retorno, feito na rua que, agora, abriga o empreendimento (Rua Octávio Golfeto, 100). Ambos foram inaugurados na manhã deste sábado (29), junto ao terminal, que tem expectativa de receber até duas mil pessoas ao dia.

No entanto, a movimentação ainda era pequena nas primeiras horas de funcionamento – mas, para Marcos Cândido, de 63 anos, é uma questão de tempo. “Até as pessoas se acostumarem, porque as mudanças eram necessárias. Antes, os pontos eram espalhados e os ônibus não entravam no bairro. Os sinalizadores também são bem-vindos”, diz.

Já a dona de casa Rosalva Rezende, 45, define a nova construção do bairro em uma palavra: facilidade. Segundo ela, o que já era prático ficou ainda melhor. “Eu ando diariamente de ônibus e gostei – além dos ônibus, tem recarga de cartão e é um lugar mais seguro.”

A estrutura, com 206 m² de construção, tem sanitários públicos, incluindo fraldário, sala de administração e posto de recarga de cartões. Também foram instalados o circuito interno de televisão e 16 câmeras de segurança. Tudo em ordem, apesar dos atrasos.

Terminal de ônibus vai atender sete linhas do transporte público (Foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

 

Atrasos perdoados

Em nota divulgada no dia 19 de outubro pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto, a inauguração do Terminal Urbano Francisco Luciano Lepera foi adiada em uma semana por motivos de “ajustes finais” para entrar em atividade.

E a espera foi sentida com compreensão pelos moradores e principais usuários do equipamento. Segundo Aparecida Fávaro, 65, o que se comenta pelo bairro é a agilidade.

“Estamos acostumados com tanta demora para as coisas saírem do papel que, dessa vez, nos surpreendemos. Tudo bem ter atrasado uma semana, já que o motivo foi a otimização do serviço. Agora, é acompanhar para ver se tudo vai realmente funcionar”, afirma.

Serviço

O horário de funcionamento do terminal é de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h e, aos sábados, das 6h às 14h. O equipamento vai atender sete linhas do transporte coletivo.

São elas: José Sampaio (408), Jardim Procópio (508), Alexandre Balbo (580), Eugênio Lopes (607), Lagoinha/Ipiranga (337), Vila Abranches/Ipiranga (373) e Noturno Oeste (7). Linha alimentadora – Galo Bravo (37). (Colaboração: Júlia Fernandes)



    Mais Conteúdo