Lazer e Cultura


| ACidadeON/Ribeirao

Músicos de Ribeirão Preto iniciam ano a mais de 8 mil km de casa

Após 15 dias na Noruega, Elias e Vitor vão passar seis meses convivendo com os sons do Malawi, na África

Divulgação
Elias Matarazzo (à esquerda) e Vitor Lyra Biagioni embarcaram nesta segunda-feira para a Noruega e, depois de 15 dias conhecendo a proposta do MOVE, seguirão para a capital do Malawi (Foto: Divulgação)

 

Todo começo de ano é assim - muita gente fazendo planos ou tirando projetos do papel para tentar mudar de vida. Para o Elias e o Vitor esta mudança já começou.

Os dois jovens moradores de Ribeirão Preto são educadores do Projeto Guri e foram selecionados para participar do programa de intercâmbio Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE). Eles embarcaram nesta segunda-feira (2) para a Noruega, onde passarão 15 dias e, depois, seguem para Lilongwe, capital do Malawi, país da África Oriental, que fica distante 8.570 quilômetros do Brasil.

“Será uma grande experiência de vida, além de uma oportunidade única de manter contato com a rica cultura musical africana”, diz Vitor Lyra Biagioni, 20 anos, educador de percussão e bateria no polo Batatais do Projeto Guri e aluno do Departamento de Música da USP Ribeirão.

Elias de Oliveira Júnior, mais conhecido como Elias Matarazzo, tem 24 anos, domina o saxofone e a flauta e atua como educador de canto coral nos polos de Sertãozinho e Pitangueiras. “Será uma grande experiência musical. Vamos ter contato com ritmos que não tem como colocar no metrônomo”, afirma, referindo-se ao relógio que mede o tempo do andamento musical.

Além de Elias e Vitor, outros dois músicos do Guri, de Piracicaba e São José dos Campos, embarcaram nesta segunda para iniciar o intercâmbio.

No ano passado, 16 jovens fizeram o intercâmbio

O MOVE é um programa de intercâmbio para jovens músicos criado pela organização JM Norway e promovido no Brasil pela associação Amigos do Guri. O objetivo é promover o intercâmbio cultural entre jovens músicos voluntários e as organizações parceiras situadas no Malawi, em Moçambique, no Brasil e na Noruega. Em 2016, dezesseis jovens foram beneficiados com a proposta. As inscrições para os próximos participantes brasileiros serão abertas no primeiro semestre deste ano.

Sol nascente

Malawi signfica ‘sol nascente’ em nianja, a lingua oficial do país, ao lado do inglês. A capital é Lilongwe, onde Elias e Vitor permanecerão durante seis meses. De acordo com o último censo, de 2008, a cidade possui 674.448 habitantes.

Serviço

Projeto Guri

O que é: Mantido pelo Governo do Estado, o Projeto Guri oferece cursos de iniciação musical para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade, em 410 polos de ensino espalhados pelo território paulista
Onde: Em Ribeirão Preto, o polo fica localizado na rua Inácio Salomão, 424, no Parque Industrial Tanquinho
Quanto: A participação é gratuita
Mais informações: (16) 3625-4361

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN Ribeirão Preto. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN Ribeirão Preto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também