Confira a receita do tradicional torresmo dos irmãos Mobiglia

ACidade ON revela a receita do empório, que faz o prato há mais de duas décadas no centro de Ribeirão

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem

Torresmo do tradicional Empório Mobiglia (Foto: Weber Sian / A Cidade)
Quem não aprecia um tradicional torresmo? Em Ribeirão Preto, praticamente no coração da cidade, na região conhecida com Baixada, há um empório que faz o prato há mais de duas décadas.

O Empório Mobiglia surgiu na década de 1960, com a abertura de um armazém de grãos (arroz, feijão, etc...) vendidos por quilo. Aos poucos, o espaço virou um local atrativo para uma boa conversa e comidas de boteco, entre elas a porção de torresmo.

Os irmãos Marcelo e Edson Mobiglia, trabalharam desde a infância no estabelecimento e hoje são os responsáveis por manter a tradição do seu pai, Marcelino, viva.

Marcelo conta que a porção de torresmo surgiu há mais de 20 anos e é o carro chefe do bar. "Não tínhamos nenhuma pretensão. Foi uma receita natural e após alguns anos nos aperfeiçoamos. Antes a porção era servida com a pururuca, hoje mudamos o padrão, ela é feita com Panceta, o que deixa o petisco com muito mais carne e mais saboroso para o cliente", explicou.

O torresmo chama tanta atenção, que até mesmo pessoas de cidades vizinhas e até da capital visitam o bar em busca do petisco, o que causa um verdadeiro orgulho para a família. Edson, não esconde sua felicidade.

"Me sinto muito feliz. É nosso ganha pão, minha vida está aqui. Comecei lavando copos em cima de uma caixa de cerveja para alcançar a pia. Apesar dos problemas que todos temos, nos mantemos firmes, sempre sorrindo, mostrando os dentes para os clientes em busca do melhor atendimento", contou. (Neto Túbero com supervisão de Marcelo Fontes).

VEJA A RECEITA DO TRADICIONAL TORRESMO  

Ingredientes:
500 gramas de Panceta.
Óleo para fritura.
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Corte a Panceta em tiras, tempere somente com sal e deixe descansar na geladeira de um dia para o outro.
Segundo Marcelo, após anos de experiência, descobriram que é importante colocar o torresmo com o óleo ainda frio na panela. Pois desta forma a carne não irá queimar e a pele irá ficar no ponto ideal.
O tempo de duração da receita é de 30 á 40 minutos, logo após é só servir. A porção serve até 4 pessoas.
 


0 Comentário(s)