Lazer e Cultura


| ACidadeON/Ribeirao

Festival de Teatro TPC oferece peças para todos os gostos em Ribeirão Preto

Em sua 14ª edição, festival traz 24 peças em apresentações que vão até o dia 23 de setembro no Teatro Municipal de Ribeirão Preto e na sala Marcus Caruso do TPC

'O Pequeno Príncipe' faz parte da programação do festival do TPC (Foto: Weber Sian / A Cidade)

Hoje é o Dia Nacional do Teatro e uma boa opção para comemorar a data é o 14º Festival de Teatro TPC (Teatro Popular de Comédia), com uma programação de 24 peças que começou no dia 14 de setembro e prossegue até domingo (23). Entre as apresentações, "O Pequeno Príncipe", "Aladdin" e "A Marca de Uma Lágrima".  

Com seis meses de planejamento, o festival reúne um elenco de profissionais e alunos do primeiro ano na escola TPC. Uma bela porta de entrada para o palco. "Tem as pessoas que vão fazer teatro como seu futuro, que querem se profissionalizar na área, e tem as pessoas que vão procurar um resgate de uma oportunidade que não foi possível em outras épocas. E tem as crianças, que nos surpreendem bastante", comenta o diretor do grupo TPC, Noir Jaime Evangelista.

Foco nas crianças  

O festival, que tem companhias convidadas para as apresentações, como "Grupo de Ribeirão Preto" e "Cia. Filó", conta com um foco especial no público infantil, em um trabalho de formação de plateia. "Essas crianças de hoje são os jovens e adultos de amanhã, que só irão ao teatro se tiverem se sensibilizado no passado", explica. A organização do festival também distribui ingressos para crianças carentes e organiza a ida de escolas para as apresentações.  

Para o diretor, a tradição do festival vem com a construção de credibilidade por meio de erros e acertos ao longo do caminho, provocados pelas experimentações.  

"Eu não sei se é porque a gente vai aprendendo e vai ficando um pouco menos estressado, mas está tudo correndo bem, as plateias estão prestigiando. É muito legal isso, a expectativa é muito boa e ao longo do festival vão acontecer peças com alguns diretores tradicionais aqui em Ribeirão Preto, como Bolinha Monteiro, Ademir Esteves e Edir Villa Real", conclui Evangelista. (Bruna Zanatto, com supervisão de Angelo Davanço) 

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN Ribeirão Preto. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN Ribeirão Preto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também