Lazer e Cultura


| ACidadeON/Ribeirao

AEAARP celebra 70 anos com concerto da sinfônica de Ribeirão Preto

70 anos depois, noite solene da AEAARP será reproduzida no palco do Theatro Pedro II, dia 14 de setembro

 

Sabe aquelas fotos que aparecem nas redes sociais reproduzindo, com os mesmos atores, cenas do passado? É o que acontecerá no palco do Theatro Pedro II, dia 14 de setembro: um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) vai levar público a reviver a noite de instalação solene da AEAARP, que aconteceu em 1948.  


Há 70 anos, o evento aconteceu no salão nobre do Centro Médico de Ribeirão Preto com a apresentação da OSRP, tendo como solista a pianista Olga Tarlá, um dos grandes nomes da música da cidade. Tudo foi transmitido ao vivo pela PRA-7, uma das primeiras emissoras de rádio do país.  


"Mantivemos a essência daquela noite, que foi a de valorizar a organização de uma entidade de profissionais, e incluímos elementos que são próprios da nossa época, além de inserirmos atrações que contam a nossa própria história", explica o engenheiro Arlindo Sicchieri Filho, diretor da AEAARP que está à frente da organização deste evento.  


  

 Na Noite de Gala dos 70 anos da AEAARP a Orquestra Sinfônica vai executar músicas de trilhas sonoras de grandes sucessos do cinema mundial; cinco delas serão cantadas pelo coral Som Geométrico, grupo vocal da AEAARP iniciado nos anos de 1990.  


A engenheira e maestrina Regina Foresti confessa que está ansiosa com a oportunidade de colocar o seu grupo no palco do Theatro Pedro II, acompanhando uma das orquestras mais tradicionais do país. "E para homenagear os 70 anos da associação, o que transforma tudo em uma grande oportunidade e um gigantesco desafio", fala.  


Para completar, a cerimônia será transmitida pelo Facebook, mantendo a sequência dos acontecimentos e incluindo ferramentas atuais.
Os convites para a Noite de Gala serão vendidos na AEAARP e na bilheteria do Theatro Pedro II. Toda a renda obtida com o evento será revertida à Casa do Vovô.    


História
A AEAARP foi fundada em 1948 por um grupo de profissionais da área tecnológica que buscavam valorizar as profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomo junto aos setores público e privado.  


"O que fazemos agora é exatamente reproduzir aqueles objetivos, agregando benefícios e serviços aos nossos associados", fala o engenheiro Carlos Alencastre, presidente da AEAARP.  


A associação oferece convênios exclusivos com instituições de ensino superior, prestadores de serviços, escolas de idiomas e serviços de saúde. A lista completa está no portal da AEAARP.


A AEAARP também tem representantes nos conselhos de classe Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) , em conselhos municipais que pautam temas como urbanismo, patrimônio histórico etc e nas comissões especiais do conselho da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.  


A AEAARP mantém uma revista mensal, a Painel, cuja pauta atende aos interesses específicos desse público e mantém canais em redes sociais Facebook  e Instagram  para divulgação de informações relevantes.  


Agenda:
Noite de Gala AEAARP 70 anos
Data: 14 de setembro
Horário: 19h30
Local: Theatro Pedro II
Convites: R$ 10,00
Reservas: 16 2102.1700