Lazer e Cultura


| ACidadeON/Ribeirao

Circuito Sesc: a arte que vai aonde o povo está

Evento chega a sua 10ª edição levando vasta programação cultural a cidades da região

  

Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.  
Diga não às fake news!
 

Criado com o intuito de alcançar cidades do interior, da Grande São Paulo e litoral que não possuem unidades do Sesc, o Circuito Sesc de Artes completa dez anos levando um dia inteiro de atividades culturais até onde o povo está. No caso da região de Ribeirão Preto, chega, a partir de hoje, a espaços públicos de Cravinhos, Batatais, Jaboticabal e Sertãozinho.  

Na edição deste ano, 120 cidades recebem uma programação que inclui shows de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologia aplicada às artes. Cada município recebe uma agenda diferente, sempre gratuita.  

"A programação está dividida neste ano em 14 roteiros diferentes e pautada, sobretudo, pela diversidade e pluralidade", declara Paula Faggioni, coordenadora de programação da entidade. Ela explica que cada agenda é definida a partir de uma curadoria compartilhada por técnicos das unidades operacionais e assistentes técnicos do Sesc São Paulo, seguindo os mesmos critérios: valorizar uma distribuição equilibrada das linguagens e ações, ter representação regional, adequação das propostas para a rua e a diversidade de estéticas e temáticas.  

Na opinião de Paula, o Circuito representa um dia de suspensão na rotina do público. "Um dia para se deixar levar pela arte, um dia de encantamento. Como na música do Chico: Estava à toa na vida/ o meu amor me chamou/ para ver a banda passar...", brinca a coordenadora.  

O Circuito traz a possibilidade dos artistas conhecerem as cidades e de as cidades conhecerem os artistas e seus trabalhos. "É sempre um intercâmbio proporcionando novas experiências estéticas, novos conhecimentos. Cada praça é única, com sua população, o comércio do entorno ou de ambulantes. Cada cidade tem seu povo e sua prosa", diz a coordenadora.

Destaques
 

Como destaque da programação de Batatais e Cravinhos, Paula ressalta a apresentação "Bollywood Clown", que cruza a comédia circense com música e coreografias da televisão e do cinema indiano atual. "Além do Grupo Bongar (PE), que apresenta os festejos do Terreiro Xambá , de Olinda", comenta.  

Em Jaboticabal e Sertãozinho, a Orkestra Bandida apresenta o universo cigano do Oriente Médio, mesclando humor e regionalismos brasileiros nos shows. E o espetáculo de circo "Na Esquina", de Minas Gerais, dinamiza as performances circenses com mastro chinês, trapézio fixo, malabares, lira, acrobacia de solo e mão a mão. 

Batatais  

HOJE, das 16h às 21h30: na Praça Cônego Joaquim Alves,
s/nº - Centro

Cravinhos  

AMANHÃ, das 16h às 21h30, no Parque Ecológico Municipal Dr. Renato e Armando Pagano (av. Salvador Pagano, s/nº)

ATRAÇÕES*
Gabinete de Curiosidades e Habilidades

LITERATURA
Tipo, tipo, com Gilberto Tomé e Heloísa Etelvina (SP)
Palavra + Imagem, com o Coletivo Rodas de Leitura (SP)

CINEMA
Exibição de curtas de animação da Pixar

ARTES E TECNOLOGIA
Craques da Robótica, com a Escola Yadaa (SP)

CIRCO
Projeto Fusões / Experimentos, com NEM - Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)
Vivendo Malabaristicamente, com NEM - Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)

DANÇA
Pow Pow Pow, com Bollywood Clown (SP)

MÚSICA
Grupo Bongar (PE) 

Sertãozinho  

AMANHÃ, das 16h até 21h30, na Praça 21 de Abril, s/nº Centro

Jaboticabal
DOMINGO, das 16h até 21h30, na Esplanada do Lago Carlos Rodrigues, 160 - Vila Serra

ATRAÇÕES*

CIRCO
Na Esquina, com o Coletivo Na Esquina (MG)
Acrobacia de solo, com o Coletivo Na Esquina (MG)

TEATRO
As Presepadas de Damião, com Damião e Cia. de Teatro (SP)

MÚSICA
Orkestra Bandida (SP)

LITERATURA
PalavraForma, com o Coletivo Tralha (SP)

CINEMA
Cinema de Imersão Realidade Virtual (exibição de 5 filmes), em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz cinco filmes

ARTES VISUAIS
Eu = Monstro LEVA Laboratório Experimental de Vivências Artísticas (SP)


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN Ribeirão Preto. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN Ribeirão Preto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também