Lazer e Cultura


| ACidadeON/Ribeirao

Noite de blues e jazz em Ribeirão Preto

Hoje é dia de Arena Blues Festival na cidade, que estreia novo formato na Mansão Galo Bravo

A Arena Jazz Band é a anfitriã da festa (foto: Divulgação)
 
Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.  
Diga não às fake news!


Ribeirão será palco, hoje à noite, da 6ª edição do Arena Blues Festival, na Mansão Galo Bravo. Seis atrações vão se revezar em dois palcos.  

No alternativo, a anfitriã Arena Jazz Band faz o show de abertura e anima os intervalos entre os shows do palco principal, que primeiro recebe o pianista, cantor e compositor Adriano Grineberg com seu quarteto, e, em seguida, os guitarristas Fernando Noronha, Victor Biglione, Otávio Rocha e Fred Sunwalk, no Guitar Night (veja ordem dos shows à direita).  

E ainda vai ter o DJ Freddy Batista revezando-se entre os três bares montados na Mansão, com seleções de blues e rock em suas pick ups.  

No Guitar Night, cada guitarrista tocará três solos antes de todos os músicos da noite se reunirem para a jam session que encerra a noite no palco principal.  

O guitarrista Fernando Noronha (foto: Divulgação)

Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.  
Diga não às fake news!


Foco  

Criado pelo empresário e guitarrista Frederico Bichuete Rodarte - Fred Sunwalk e sua mulher, Glaucia Japur, o Arena Blues Festival tem uma ou duas edições por ano. Em 2018, a previsão é que, além desta de abril, ocorra outra em outubro.  

O foco do evento segue o mesmo desde sua criação, segundo Sunwalk: restaurar a cultura do blues em Ribeirão, que teve início em 1989, quando a cidade sediou o Festival Internacional de Blues - o maior da América Latina. Na ocasião, tocaram nos palcos da cidade grandes nomes internacionais do gênero, como Buddy Guy, Albert Collins e Etta James, além dos brasileiros André Christovam e Blues Etílicos, entre outros.  

"Quando aconteceu o evento, Ribeirão Preto foi considerada a capital nacional do Blues. Nosso objetivo é fazer com que a cidade volte a ter esse status", diz o músico.  

Foi preciso, porém, transpor alguns obstáculos para fazer o Arena nos últimos anos, sendo a falta de um local adequado o primeiro. Com o Teatro Arena - sede das três primeiras edições - interditado por falta de estrutura e roubo de fiação elétrica, foi difícil encontrar um novo.  

"Não queríamos um lugar muito fechado. No início, as pessoas ficaram receosas com a mudança, mas agora já se acostumaram e gostam da Mansão Galo Bravo", relata o músico sobre o local das últimas edições.  

Conseguir patrocinadores e colaboradores também foi um desafio. "O blues não é algo tão popular, então você tem que buscar pessoas que acreditem no projeto", comenta.  

Superados esses obstáculos, Sunwalk não tem dúvidas de que o evento está no rumo de sua meta. (Bruna Zanatto, sob supervisão de Silvia Pereira)  

O músico e empresário Fred Sunwalk (foto: Divulgação)

Blues e jazz: origens  

O blues teve sua origem no estado do Mississipi, nos Estados Unidos, no fim do século 19. De origem afro-americana, era caracterizado por melodias lentas e chorosas, compostas por escravos africanos às margens do rio Mississipi. Era uma forma de amenizarem o sofrimento e não esquecerem suas origens.  

Com o passar do tempo, aquele modo de tocar foi se espalhando e sofrendo alterações a cada região. Com a adição de outros instrumentos, passou a ser dividido entre blues rural (acústico) e urbano (elétrico, com junção de guitarras, além da voz). O jazz começou como um seguimento desse estilo, mas com diferenças. 

Surgiu em Nova Orleans (EUA), entre 1890 e 1910, e ficou marcado pelas improvisações, o suingue e ritmos não lineares. Após um tempo, passou a se fundir com o rock, o funk e o pop norte-americanos, ficando conhecido como jazz contemporâneo. 

Abre às 18h  

Os portões da Mansâo Galo Bravo, que fica no km 332 do rodovia Alexandre Balbo - Jardim Parque das Figueiras.

Programação  

HOJE
PALCO ALTERNATIVO
19h e intervalos: Arena Jazz Band, com jazz das décadas de 1940/50
BARES
19h e intervalos: DJ Freddy Batista
PALCO PRINCIPAL
20h30: Adriano Grineberg Quarteto
22h30: Guittar Night, com Fernando Noronha, Victor Biglione, Otávio Rocha e Fred Sunwalk

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN Ribeirão Preto. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN Ribeirão Preto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também