Comercial volta atenções para o departamento de futebol

01/09/2015 16:32:00

Gerentão, Tim será o encarregado de montar o 'Comercial versão 2016' que entrará em campo

F.L. Piton / A Cidade
Vicente da Rocha Filho, o Tim, vai montar o time comercialino para a temporada 2016 do Paulista (Foto: F.L. Piton / A Cidade)

Faltando três meses para o fim de 2015, o Comercial começa a respirar fundo para iniciar o planejamento que visa a sua participação na Série A3 do Campeonato Paulista do próximo ano. Articulador do projeto, o gerente de futebol Vicente da Rocha Filho, o Tim, aguarda uma posição do presidente Brenno Spinelli para que o clube saia do marasmo e comece os primeiros passos no futebol.

Enquanto não tem a definição da diretoria, o homem “forte” do futebol elenca os itens que constam em sua planificação. “O Comercial começa hoje do zero e o número um é o alojamento. Depois vêm campos e locomoção para treinamentos, manutenção do estádio e gramado, montagem de comissão técnica e, por último, jogadores”, explicou.

Para Tim, não ter seguido esses passos desde o início pode ter sido crucial na caminhada que decretou o rebaixamento do Leão do Norte na última Série A2. Ele espera que a nova direção saiba lidar com o organização do clube no torneio. “Não existiu planejamento [na gestão Lacerda], existiu uma centralização de poder que não ouvia as pessoas. Futebol é muito difícil e sério, como diria o Antoninho [ex-jogador do Comercial]. Tem que fazer as coisas com honestidade e sem palhaçada. Agora está tudo diferente.

Entreguei o planejamento para o Brenno antes mesmo da posse. Só não temos o orçamento definido. Agora é só colocar em prática e fazer o que o futebol pede. E ele pede organização e salário em dia”, recomendou.

Treinador para a Série A3

Caso consiga aplicar seus pensamentos no tempo desejado, o gerente já tem definidas as principais datas para apresentação do treinador e sua comissão técnica, jogadores, e a realização de jogos-treinos preparatórios para a competição, que deve ser iniciada na primeira semana de fevereiro.

“Já pedi para o Brenno marcar uma reunião o mais rápido possível com o departamento de futebol para aparar arestas e fazer o planejamento andar. Teremos jogadores para observar e isso passa pela definição da comissão técnica, no início de novembro. Tendo isso definido rápido, teremos pelo menos um mês para observar jogadores por dez, 15 dias, sem prejudicar a montagem do elenco final, que deve ser apresentado em 1º de dezembro. Ele devem ter uma parada de até 12 dias para as festas de fim de ano e se apresentar dia 2 ou 3 de janeiro, para os jogos-treinos durante este mês”, planejou.

Perfil do técnico ainda não está traçado por Tim

Penúltimo alvo de seu planejamento para 2016, o novo treinador do Comercial para a Série A3 ainda parece longe de ser anunciado no estádio Palma Travassos. Mesmo com uma lista numerosa em mãos, Tim colocará o tema em reunião com a diretoria de futebol, que definirá o perfil do comandante no torneio.

“Temos uma lista com mais de 40 nomes. Temos treinadores experientes, que não têm tanta qualidade técnica, mas ele sobressai no conhecimento da divisão e os caminhos se encurtam. Por outro lado, têm treinadores novos, com mais volúpia e menos experiência. Isso precisamos definir para que o erro seja o mínimo possível”, afirmou, brincando sobre uma volta para o banco de reservas. “No Comercial, sempre que a coisa aperta, tenho que ir para dentro do campo, mas não é a minha intensão ficar que nem ‘ioiô’. Quero ficar na minha mesa, o sol está muito quente”.



    Mais Conteúdo