Com foco no Mundial, atleta de Araraquara é vice-campeão sul-americano de atletismo

24/06/2017 10:58:00

Eder competiu ontem pelo Sul-Americano de atletismo, em Assunção, no Paraguai

ACidade ON - Araraquara
Eder durante a competição no Paraguai (Divulgação)

 

Se 2016 foi bom com a disputa dos Jogos Olímpicos, este ano, principalmente o mês de junho parece ainda melhor para o araraquarense e atleta da Seleção Brasileira de Atletismo, nos 110 metros com barreiras, Eder Antônio Souza. Ele foi campeão brasileiro no começo do mês no Troféu Brasil e, de quebra, fez índice para o Mundial da categoria que será em agosto, em Londres. Ontem, foi vice-campeão sul-americano.

ACidade ON - Araraquara
Atleta de Araraquara foi vice-campeão nos 110 metros com barreira

“Gostei bastante da competição e o Brasil fez primeiro e segundo lugar. Foi fera demais”, diz Eder que competiu ontem pelo Sul-Americano de atletismo, em Assunção, no Paraguai. Ele volta para o Brasil na segunda-feira trazendo na bagagem o tempo de 13’49’’ e o mês quase perfeito. “Quero agradecer a todos que mandaram mensagens de apoio e torceram por mim. Encerramos mais uma etapa, e seguimos em frente para as próximas”, frisa o atleta que já pensa no terceiro Campeonato Mundial adulto. Antes disso, no dia 7 de julho, ele embarca para a Suíça. "Vou fazer um camping de treinamento".

Eder disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado e foi até a semifinal. Aos 30 anos, o jovem que deixou a cidade aos 14 anos para se dedicar ao esporte, é especialista na prova dos 110 metros com barreira. Ele iniciou no atletismo em 2000, quando tinha 15 anos. Descoberto pelas escolinhas de esporte de Araraquara treinava no Ginásio da Pista. Aos 18 anos resolveu investir e foi para São Paulo treinar no Ibirapuera. Em apenas um semestre, fez índice para o mundial juvenil.

Com 1.90 de altura, pensou em praticar outro esporte: o basquete. Mas teve mais afinidade com o atletismo. Desde 2007 ele integra a Seleção Brasileira. Eder já foi campeão sul-americano juvenil, em 2005; 3º colocado no ibero-americano, em 2008; campeão dos Jogos da Lusofonia, em 2006; vice-campeão do Troféu Brasil em 2011, 2014 e 2015, bicampeão do Troféu Brasil em 2009 e 2010, além de prata nos Jogos Sul-americanos Buenos Aires, em 2006. Já disputou o Pan-americano, em Toronto, no Canadá, entre outras provas por vários países.
 



    Mais Conteúdo