Reunião que define grupos do Paulistão 2019 será no dia 24

16/10/2018 09:34:00

Segundo Bastos, a fórmula da competição será mantida para que pelo menos quatro clubes do interior continuem tendo a oportunidade de alcançarem as quartas de final

Presidente da FPF promete discutir novidades para o torneio com os presidentes dos clubes (foto: Weber Sian / A Cidade)

Em passagem por Ribeirão Preto, onde acompanhou o baile de gala do centenário do Botafogo, na última sexta-feira (12), o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, revelou que o Conselho Técnico do Paulistão de 2019 será realizado no dia 24 de outubro, na sede da entidade, na capital paulista.  

Durante este encontro, que contará com a presença do presidente do Tricolor, Gerson Engracia Garcia, e dos demais 15 mandatários dos clubes que disputarão o Estadual serão sorteados o grupo da competição.  

Segundo Bastos, a fórmula da competição será mantida para que pelo menos quatro clubes do interior continuem tendo a oportunidade de alcançarem as quartas de final. Foi levantada a possibilidade de promover mudanças no Troféu do Interior, que é disputado pelo times que não avançam às quartas de final e não são rebaixados, porém isso dependerá da vontade dos clubes e de uma reorganização do calendário.  

"O Troféu do Interior é jogado em cinco datas e se a gente alongar isso pode afetar os clubes que possam ter competições nacionais logo após o Paulistão. É uma decisão que depende da vontade dos clubes", disse o presidente da FPF.  

O Paulistão 2019 será disputado por Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Novorizontino, Bragantino, São Caetano, Ponte Preta, Mirassol, São Bento, Ituano, Ferroviária, Red Bull Brasil, além de Guarani e Oeste, que subiram da Série A2.

Novidade  

Reinaldo Carneiro Bastos afirmou que a principal novidade que será apresentada aos clubes será a implantação do árbitro de vídeo (VAR) nos jogos de mata-mata do Paulistão. Além disso, os times participantes poderão acompanhar a "caixa preta" da arbitragem.  

"Vamos colocar para os clubes a possibilidade real e concreta de termos o VAR nas quartas de final, semifinal e final e durante a competição ser disponibilizada também a gravação da conversa entre a equipe de arbitragem.  

"Vamos discutir com os presidentes em que circunstâncias essa gravação poderá ser pedida e quem poderá ouvir. Mas, já asseguro que não vai sair ninguém da Federação com um pen drive com a gravação. Somente as pessoas que os clubes indicarem ou os próprios presidentes, por exemplo, é que vão poder ouvir", disse. 

Valor de cotas aumentará 25%  

Aos clubes em relação ao que foi pago na edição deste ano. A garantia foi dada pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, que não falou em valores, mas confirmou que o Botafogo pela 1ª vez não solicitou empréstimo com antecipação de valores das cotas da televisão.



    Mais Conteúdo