A fé e a esperança dos torcedores na volta do Leão

13/10/2018 09:44:00

Torcedores comercialinos que organizam missas no Palma Travassos reforçam crença no ressurgimento do Comercial em busca do acesso na decisão do ano contra o São José

Comercialinos Fábio Hersi, presidente do Conselho Deliberativo, e Marco Aurélio Pessôa, tesoureiro (foto: Weber Sian / A Cidade)

As agruras de um time tradicional do futebol paulista disputando uma última divisão do Estadual são muitas. Portanto, para tentar tirar o clube do coração deste indesejado patamar torcedores do Comercial fazem de tudo para encontrar forças e reforçar a confiança no incentivo ao time em busca do acesso à Série A3 do Paulista.  

Desde abril, os comercialinos Fábio Hersi, presidente do Conselho Deliberativo, e Marco Aurélio Pessôa, tesoureiro, organizam a celebração de missas mensais na Capela de Nossa Senhora de Fátima, que fica dentro do Estádio Palma Travassos.  

Esta semana, quando o Leão do Norte completou 107 anos, uma missa especial foi realizada para comemorar a data e também aumentar o pensamento positivo para a decisão contra o São José neste domingo (14), às 10h, na casa comercialina.  

"Tudo que pode agregar é bem-vindo. Aqui todos têm muita fé e tudo que for válido de oração e união, que é o que a gente mais precisa nesse momento de reconstrução do Comercial, é válido. Os responsáveis por tudo que vai acontecer em campo são os jogadores, mas tudo que a gente puder fazer para deixar eles em paz nós vamos fazer", disse Pessôa, neto de João Pessôa, um dos responsáveis pela construção da capela, em maio de 1965, erguida em cumprimento de promessa à santa que dá o nome a capela.

Promessa  

Para Fábio Hersi, que é devoto de Nossa Senhora Aparecida, o momento é de agradecimento pela reconstrução do Comercial. O presidente do Conselho garante que fará uma viagem a Aparecida do Norte para pagar promessa em caso de acesso do Alvinegro.  

"Nervosismo está grande, mas sabemos que o Comercial está preparado para jogar bem, para encarar um time grande e que vem aqui para ganhar. Rezo praticamente todos os dias pelo Comercial, rezamos também com os jogadores no vestiário e depois esperamos ter muito a agradecer", declarou. 

Se cravar o acesso, Leão poderá ter missa campal  

Os organizadores da cerimônia religiosa no Palma Travassos pretendem marcar uma grande cerimônia no estádio, no caso do Comercial conquistar o acesso contra o São José.  

"Na última missa que fizemos na capela ficou um pouco complicado porque a gente não imaginava que viria tanta gente. Começamos em abril com 12 pessoas e agora na última missa que fizemos tinha 72 pessoas. Conversei com o Ademir (Chiari, presidente do Comercial) e se Deus nos abençoar e conseguirmos o acesso, a nossa próxima missa será uma missa campal que iremos realizar no meio do gramado", disse o tesoureiro do Conselho, Marco Aurélio Pessôa.  

"Cada jogo é uma história e agora teremos que passar pelo último degrau para conseguir o acesso", disse o técnico Pinho (foto: Weber Sian / A Cidade)

Pinho quer time mirando a vitória  

O técnico Pinho se preocupou em deixar claro ao elenco do Comercial de que a vantagem que o time tem de jogar pelo empate na semifinal do Paulista da Segunda Divisão para conquistar o acesso é importante, mas não pode ser um fator que possa causar um certo relaxamento dentro de campo.  

"Não podemos ficar pensando na vantagem do empate e vamos jogar para ganhar para não ser surpreendido", afirmou o comandante. No jogo de ida, Comercial e São José empataram, em 1 a 1, e agora o Leão do Norte, que tem a melhor campanha na classificação geral, joga por qualquer resultado de igualdade novamente para ficar com a vaga na Série A3 do Paulista de 2019. Suspenso, o zagueiro Michael Douglas será substituído por Guilherme Café.  

Não perde há 16 anos

Comercial não perde há 16 anos do São José. Neste período, as equipes já se enfrentaram 12 vezes, com seis vitórias do Alvinegro e outros seis empates.



    Mais Conteúdo