60 anos de um feito histórico no mundo da natação

11/08/2018 09:36:00

Há seis décadas, nadador de Ribeirão Preto realizava um dos maiores feitos da natação mundial atravessando o Canal da Mancha

Conquista: Ribeirão-pretano Abílio Couto é cumprimentado após fazer a desgastante travessia do Canal da Mancha
 
Esta reportagem tem a garantia de apuração ACidade ON.  
Diga não às fake news!

Há 60 anos, um ribeirão-pretano realizou um feito histórico no mundo da natação em águas abertas. Considerado o "Pai das Maratonas Aquáticas", Abílio Couto conseguiu pela 1ª vez, em agosto de 1958, atravessar o famoso Canal da Mancha, que separa o território francês do inglês.  

Além dessa travessia, que é considerada uma das mais difíceis, Couto, falecido em 1998, aos 73 anos, colecionou títulos na modalidade que fazia parte, dentre eles, o tetracampeonato mundial em competições de mar aberto na categoria profissional, que se somam às diversas conquistas nacionais do ex-atleta.  

Segundo Daniel Vizeu Costa Couto, 36, neto de Abílio, a trajetória do avô mostra questões maiores do que as medalhas que ganhou. "Um dos maiores sites de natação dos Estados Unidos se referiu a ele [Abílio Couto] como: ´Maior que a própria vida. Esse é o ensinamento que levamos, que podemos fazer coisas realmente significativas, não importam as condições que temos", comenta.

Viajando no tempo  

Abílio Couto foi eleito de forma unânime para o Hall da Fama da sua modalidade e o neto relembra a alegria do nadador ao relatar os próprios feitos dentro da água em todas as partes do mundo.  

"Ele adorava explicar como foi a travessia [do Canal da Mancha], mostrava os troféus que tinha ganhado, os certificados, os jornais de diversos países e o telegrama do presidente Juscelino Kubitschek parabenizando pelo feito. Era uma viagem no tempo. Fizemos um trabalho no último mês para atualizar o site abiliocouto.com com novas fotos e informações para comemorar esta data e reavivar toda essa história", finaliza.    

Neto de Abílio Couto, Daniel Vizeu Costa Couto, carrega com orgulho o certificado de conclusão da travessia (foto: Weber Sian / A Cidade)

Já em 1959  

Abílio Couto retornou ao Canal da Mancha para quebrar o recorde mundial da travessia e se tornou também o 1º a fazer o percurso de ida e volta em um intervalo menor de tempo, com apenas 14 dias entre os trajetos. 

Certificado é prova histórica  

O neto de Abílio Couto, Daniel Vizeu Costa Couto, carrega com orgulho o certificado de conclusão da travessia que o nadador recebeu da "Channel Swimming Association".  

O documento comprova que Abílio completou o trajeto no Canal da Mancha em 12h45m e o feito entrou para o livro dos recordes da associação. O ribeirão-pretano também foi homenageado com a entrega de um troféu de prata.



    Mais Conteúdo